Patadas y Gambetas

“O pai de Messi deveria ser o próximo técnico da Argentina”, diz treinador

Tales Torraga

Buenos Aires amanheceu na expectativa da demissão de Edgardo Bauza do comando da seleção argentina – algo dado como tão certo que os jornais portenhos e o blog vêm noticiando esta saída desde a derrota para a Bolívia em La Paz.

E se é um fato que o nome do novo técnico da Argentina vai ser o de Jorge Sampaoli, os bastidores que levam a esta mudança aos poucos vão sendo revelados. A Argentina é péssima para guardar segredos ou manter discrição sobre qualquer assunto. Para controlar a ironia também.

E quem abusou dela na noite deste domingo foi o técnico Caruso Lombardi, hoje um dos principais comentaristas de TV e rádio da Argentina. Ele disparou:

''Daqui a pouco o pai do Messi assume a seleção e põe um uniforme de treinador. Todos negociam entre si na zona de Rosário e Casilda'', falou, se referindo ao que considera um conchavo Messi-Mascherano-Sampaoli para o cargo de Bauza.

Semana passada, Caruso afirmou que Sampaoli ''já deveria estar dormindo na mesma cama de um jogador da Argentina'', fazendo alusão à amizade e aos telefonemas que o hoje treinador do Sevilla troca com Mascherano.

Caruso defendeu ainda o preparador físico Carlos Dibos em sua discussão com Mascherano na semana passada. Dibos falou que o volante da seleção controla até as escalações da seleção, e que é por isso que Diego Simeone não quer saber da seleção, algo reforçado por Lombardi na noite deste domingo.

O treinador/comentarista foi duro também ao analisar o que vai ser o ciclo Sampaoli: ''Ele não pode dirigir porque negociou por trás. Ele não conhece o futebol argentino. Que equipe ele comandou aqui? Se ele vem, em seis meses vão lembrar do que eu falei. De dez argentinos, nove não sabem quem é Sampaoli''.

E encerrou dando sua opinião sobre o que circula na imprensa de Buenos Aires, de que a primeira atitude de Sampaoli vai ser convocar Icardi: ''Ele não vai ligar para o Icardi nem no aniversário!'', concluiu Caruso, insistindo que a rejeição dos capitães da seleção ao jogador da Inter de Milão vai persistir seja quem for o treinador.