Patadas y Gambetas

Bauza é rejeitado por 91% da Argentina, que insinua marmelada por “Me$$i”

Tales Torraga

A Argentina precisava ganhar do Chile e ganhou por um raquítico 1×0. Mas o humor dos portenhos com a seleção segue péssimo, como há muito tempo não estava – desde o ciclo de Diego Maradona como técnico, ali por 2009 e 2010.

A irritação com o trabalho de Edgardo Bauza é geral. Sintoma disso é a enquete do site do jornal ''Olé'' apontar que 91% dos leitores ficaram descontentes com o desempenho do time contra o Chile. A Argentina sofreu o tempo todo e ganhou com um gol gerado por um pênalti inexistente marcado aos 15 minutos do primeiro tempo. Antes, logo aos sete, o juiz brasileiro Sandro Meira Ricci anulou um gol legal do Chile. E Patón ainda falou que ''a atuação da Argentina merecia nota dez''!

As críticas a Bauza são duríssimas nas ruas e na imprensa. Os principais comunicadores argentinos não mediram palavras para detonar seu trabalho. Alejandro Fantino, apresentador do programa de TV Animales Sueltos, das atrações mais assistidas do país, afirmou que ''pior que isso a Argentina não pode jogar''. Mariano Closs, o ''Galvão Bueno argentino'', bateu forte em Bauza durante todo o jogo e disse que esse time era ''impossível de aplaudir''.

Pior foi o No Todo Pasa, debate da TV TyC: A Argentina ''ganhou roubado e com o time todo pendurado no travessão, rezando para o Chile não empatar''.
Quem também disparou com chumbo grosso – e até por isso retratou bem o ânimo geral com a seleção – foi o técnico Caruso Lombardi: ''O Chile foi muito melhor que a Argentina. O juiz desequilibrou. Não me estranha. A Argentina precisa classificar, isto não me surpreende mesmo eu sendo argentino'', detonou Caruso.

''Vocês acham que Messi não vai à Copa? Se ele não se classifica, dão um jeito de passar oito em vez de seis. Seria uma loucura. Iriam perder muito dinheiro. Levariam na força, como levaram o Maradona para a Copa de 1994.''

Para Lombardi, os únicos que se salvam são Messi, Mascherano, Mercado e Otamendi. ''Todos os outros deveriam ser do futebol local.''

É neste ânimo – ou melhor, desânimo – que a Argentina volta a se concentrar neste fim de semana para enfrentar a Bolívia em La Paz na terça-feira às 17h (de Brasília).

São cinco desfalques: Biglia, Higuaín, Otamendi e Mascherano, suspensos por cartões amarelos, e Mercado, machucado. O outro lateral, Emmanuel Mas, saiu lesionado contra o Chile e também é dúvida.