Patadas y Gambetas

Copa do Brasil? A Copa Argentina está mais empolgante – e Tevez, brilhante

Tales Torraga

Mata-mata em jogo único – e em campo neutro abarrotado por torcidas divididas.

A Copa mais apimentada do momento é de longe a Copa Argentina, vide o alucinante Boca 2×2 Lanús da noite desta quarta (28). O Boca avançou nos pênaltis.

O jogo foi tenso antes mesmo de começar. Tevez xingou Lautaro Acosta: revide por falar que o Boca era favorecido nos bastidores. E os dois times já haviam brigado, quase na mão, na chegada ao Estádio José María Minella de Mar del Plata para usar o vestiário local – e ficar no banco propício para apretar o bandeirinha.


Suspenso no Argentino, mas habilitado na Copa, Tevez jogou como o antigo Tevez. Marcou dois gols e bancou todas as patadas que o duríssimo Lanús lhe pegou.

O Boca também jogou como o antigo Boca, con los huevos bien puestos. O Lanús esteve com 1×0 e 2×1, mas a raça xeneize fez frente ao atual campeão argentino.

(Carlitos converteu também seu pênalti. Centurión jogou – e bem – os 90 minutos.)

Tanta energia em jogo tem motivo: o campeão da Copa Argentina estará na Libertadores-2017, cujos representantes do país até o momento são Lanús, Godoy Cruz, Estudiantes e San Lorenzo (o único grande de Buenos Aires na competição).

A partir do dia 9, os jogos que vêm por aí são River Plate x Unión de Santa Fe (que bateu o Estudiantes, atual líder do Argentino) e Racing x Gimnasia e Godoy Cruz x San Lorenzo (ambos pelas oitavas, e os vencedores se alinham com River x Unión).

No outro lado da chave, duas quartas-de-final já fechadas: Belgrano x Juventude Unida de Gualeguaychú (da Série B) e nada menos que a reedição da final do ano passado, um já comentadíssimo Rosario Central x Boca Juniors.

Os bons de memória sabem o que o confronto apresenta. Em 2015, o Boca foi campeão da Copa Argentina em uma das decisões mais escandalosas da história.

A Copa deve ser a despedida de Tevez. Ele tem tudo para anunciar a aposentadoria em dezembro – e com a chance de fazê-la em épica final contra o River Plate.

Carlitos que detonou o clube de Núñez. Chamou nesta semana a conquistada Recopa Sul-Americana de 'copo de leite', típica forma portenha de diminuir os rivais.

As datas, a chave e tudo mais da Copa Argentina, aqui.