Patadas y Gambetas

Tevez vira chacota na Argentina

Tales Torraga

Carlitos Tevez é o grande personagem do futebol neste começo de semana na Argentina. Mas por um motivo que ele certamente gostaria que fosse diferente.

Camisa 10 e capitão do Boca Juniors, marcou o cirúrgico golaço que abriu a vitória por 3×0 sobre o Belgrano na Bombonera lotada na deliciosa noite de domingo.

Dois minutos depois, deu uma patada, tomou um cartão amarelo, e explodiu.

Berrando insultos à irmã do árbitro Germán Delfino, levou o vermelho.

Foi só o quinto vermelho de Tevez em 172 jogos pelo Boca, único clube pelo qual foi expulso. Em 77 encontros pela Seleção, outras duas tarjetas rojas.

Nem bem saiu – é mesmo muito raro um capitão do Boca ser expulso na Bombonera por razão boba como esta, e ainda no primeiro tempo -, Tevez virou chacota.

Vários memes foram criados ironizando sua infantilidade e muitos comentários – principalmente de jornalistas – destacaram que seu destempero foi típico do jogador que, aos 32 anos, está saturado da irracional forma de ser do futebol argentino.

Os zagueiros adversários notam seu desgaste de 14 temporadas para caprichar na deslealdade e encher seus 'seus dias no escritório' de violência física e verbal.

Os surtos do Apache vêm também daí.

Sua aposentadoria já é esperada por parte da imprensa para ocorrer no fim deste ano. A imagem pública de Tevez – de jogador humilde e vencedor – está piorando.


(Montagem feita por um torcedor que está em todos os portais argentinos nesta segunda. Tevez com focinho e orelhas, simbolizando a ingenuidade da expulsão.)

Seu momento 'relato salvaje' pode render de três a cinco rodadas de suspensão. Difícil. Mais coerente esperar dois jogos de punição, se tanto. O xingamento foi relatado ipsis litteris na súmula. O Boca tem três pontos em seis no Argentino.

Técnico xeneize, Guillermo Barros Schelotto foi preciso como sempre na resposta e passou a bola – no pé, redonda – a Carlitos como nos tempos em que era jogador: ''Nem preciso falar sobre isso, ele sabe o que é certo ou errado. Um jovem até precisaria escutar o que tenho a dizer. Mas Tevez sabe bem o caminho a seguir''.