Patadas y Gambetas

Argentina exige ‘RG’ para entrar no estádio. O plano: dar fim às ‘barras’

Tales Torraga

Mauricio Macri, atual presidente da Argentina, foi mandatário do Boca Juniors de 1995 a 2007. O futebol, evidente, é perfeito para: 1) melhorar sua já abalada opinião pública e 2) ampliar seu poder atuando em algo especialmente caro aos argentinos.

Uma das suas medidas entrou em vigor na noite desta sexta (9): o 'Tribuna Segura', programa que quer acabar com as 'barras bravas', as violentas torcidas organizadas que enchem os arredores dos estádios de crimes, drogas e mantêm uma intrincada estrutura comercial que estafa os clubes e os 'torcedores comuns' cada vez mais.

O programa a princípio vai ser adotado pelos clubes da cidade de Buenos Aires: Boca Juniors, Huracán, River Plate, San Lorenzo e Vélez Sarsfield.

Uma das medidas é a exigência do documento de identificação – o DNI, na Argentina o equivalente ao RG no Brasil – para todos os torcedores nas canchas.

A medida estreou – sob críticas – ontem com Huracán 1×1 Quilmes no Palácio Ducó, no bairro de Parque Patrícios, zona sul da capital portenha.


Um aplicativo no celular checava se o torcedor tinha antecedentes e se seu ingresso no estádio seria permitido. Tudo filmado por seguranças. Houve demoras (o público foi pequeno, 16 mil pagantes), princípio de confusões e a impaciência típica que caracteriza o futebol na Argentina. Cinco torcedores foram impedidos de entrar.

O grande teste do 'Tribuna Segura' será às 18 horas deste domingo na Bombonera com cerca de 45 mil pessoas para Boca x Belgrano. Às 16 horas, em Vélez x Central, com 20 mil pessoas, haverá outro indício do funcionamento do sistema.

Sem pressa e sem pausa – O Estado será responsável cada vez maior pela segurança nas canchas. A atribuição vinha sendo cumprida pelos clubes. E uma das medidas a ser tomada – talvez ainda neste mês – é a volta do público visitante.


Tal ingresso já é permitido em jogos menores, e com um artifício do regulamento. Há setor – de ingresso mais caro – para os ''neutros''. O espaço é colmado de visitantes que podem ver os jogos sem problemas. Mas sem roupas dos clubes, un papelón…