Patadas y Gambetas

SP e Galo usam técnicos estrangeiros ‘rodados’; argentinos apostam em novos

Tales Torraga

Vizinhos, porém distintos, Brasil e Argentina têm táticas opostas nesta Libertadores.

Enquanto São Paulo e Atlético-MG investem em técnicos estrangeiros e de nenhuma identificação passada com os atuais clubes, Boca Juniors e Rosario Central contam com ''crias da casa'', jogadores que antes suaram suas próprias camisas. Agora à beira do campo, contam com empatia e confiança das hinchadas.

Outra grande diferença é de geração. Edgardo Bauza, do São Paulo, tem 58 anos. Jogou (acima) de 1977 (!) a 1992. Arrancou como técnico em 1998.

Seu adversário nesta quarta, Diego Aguirre, do Atlético-MG, fará 51 em setembro. Atleta de 1983 a 1999, técnico desde 2003.

A ''rodagem'' dos hoje técnicos dos clubes brasileiros se nota em outro detalhe. Aguirre foi jogador do…São Paulo e de Telê Santana em 1990. Discreto atacante.

Treinador que tenta dar ao Boca sua sétima Libertadores, Guillermo Barros Schelotto fez 43 anos na última semana. Jogou até 2011. Em 2008, quando Bauza ganhou a Copa com a LDU, El Mellizo ainda rompia las pelotas en la cancha.

Eduardo Coudet, do Rosario Central, hoje tem 41 anos (mais novo que o palmeirense Zé Roberto) e jogou até 2011. O Central é o primeiro time que dirige.

Outros técnicos de argentinos também carregam precocidade e DNA do clube. Marcelo Gallardo, do River, tem 40 anos. Último grande 10 hecho en Núñez. Un crá!

Eduardo Domínguez, do Huracán, de 37 anos, jogou no Globo até a temporada passada. Facundo Sava, 42, hoje do Racing, fez gols pelo clube entre 2006 e 2008.

Técnico do San Lorenzo que caiu na fase de grupos, Pablo Guede guarda em comum a pouca idade: 41 anos. Mas não atuou pelo ex-clube de Edgardo Bauza.

A idade dos técnicos das quartas-de-final na Libertadores:

Reinaldo Rueda (Atlético Nacional) – 59 anos
Edgardo Bauza (São Paulo) – 58
Diego Aguirre (Atlético-MG) – 50
Guillermo Vázquez (Pumas-MEX) – 48
Guillermo Barros Schelotto (Boca Juniors) – 43
Pablo Repetto (Independiente-EQU) – 42
Eduardo Coudet (Rosario Central) – 41
Gustavo Munúa (Nacional-URU) – 38