Patadas y Gambetas

34 anos hoje: a incrível história do volante Ardiles na Guerra das Malvinas

Tales Torraga

Em 2 de abril como hoje – mas de 1982 – começava a Guerra das Malvinas, o louco conflito entre Argentina e Inglaterra pela ilha a 500 quilômetros da costa argentina.

Durou 75 dias e matou 258 britânicos e 649 argentinos. Um deles, o primo de Osvaldo Ardiles, então volante do Tottenham, da Inglaterra, e da seleção argentina.

Pensem. Seu país-natal e seu país de adoção entram em guerra. E você no meio. Com um parente no front de batalha. Às vésperas de uma Copa do Mundo, a de 1982, na Espanha, quando Ardiles, 29 anos, vestiu camisa 1 (pela ordem alfabética).


Dos grandes ídolos da história do clube inglês, Ardiles deixou a Inglaterra e foi jogar em Paris. Voltou ao Tottenham meses depois. Dócil, um ser humano espetacular, seu conflito interno gerou a mais rica história esportiva daquela absurda guerra.

O drama de Ardiles virou filme da ESPN. Com Villa, amigo e parceiro de Tottenham, ambos recordaram aqueles tempos e visitaram as Ilhas Malvinas, onde ocorreu enorme surpresa. Vale demais ver – principalmente hoje, aniversário e sábado.

Produzido por Juan José Campanella, ganhador do Oscar com O Segredo dos Seus Olhos, a produção é essencial para entender a história deste enorme jogador que foi – e desta incrível pessoa que é – o pequenino e corajoso argentino Osvaldo Ardiles.