Patadas y Gambetas

Miami, Catar e Assunção: as possíveis sedes da final da Libertadores

Tales Torraga

Depois do anúncio da Conmebol de que a final da Libertadores vai acontecer no dia 8 ou 9 de dezembro, e que não será realizada na Argentina, a dúvida que fica agora é sobre onde a partida vai acontecer – se é que vai acontecer, mediante a recusa do Boca Juniors em entrar em campo. O blog apurou que a entidade trabalha com três possibilidades para a decisão: Miami, Catar e Assunção.

Miami e Catar ofereceram cifras que despertaram interesse na Conmebol – vale lembrar que a seleção do Catar foi convidada para disputar a Copa América de 2019, reforçando o elo entre o órgão e o país. O interesse por Miami vem da possibilidade de se abrir uma frente de negócios, enquanto Assunção atenderia às facilidades logísticas que a entidade teria no Paraguai, onde fica a sua sede.

De acordo com a Rádio La Red, de Buenos Aires, a polícia paraguaia já foi acionada para organizar o operativo para a eventual final. Tal informação foi veiculada também pelo canal de TV TyC Sports.

Somente depois da escolha da sede é que será definido se a partida contará com público ou não. No caso de Miami ou Catar, a AFA se comprometeria a impedir a viagem dos barrabravas, enquanto a possibilidade favorita na escolha por Assunção é a disputa da partida com os portões fechados.

O River deixou a reunião irritadíssimo com a postura do Boca e com a perda do mando de campo. O time enfrenta outra dificuldade com a sua agenda: disputa a semifinal da Copa Argentina nesta quarta (28), contra o Gimnasia, e em caso de ir à decisão, enfrentaria o Rosario Central provavelmente já neste domingo (2). Seu elenco chegaria à final da Libertadores desgastado e arriscado a lesões. O técnico Marcelo Gallardo já cogita usar reservas em ambos os jogos da Copa nacional.

Pelo lado do Boca, havia uma outra preocupação: por maus-tratos aos médicos da Conmebol nos vestiários do Monumental, Tevez, Pablo Pérez e Wanchope Ábila poderiam ser suspensos e perder a finalíssima. Tal possibilidade deixou de existir ao longo da tarde, sendo revertida em uma multa a ser divulgada.