Patadas y Gambetas

Caos argentino deve seguir neste domingo

Tales Torraga

* Atualizado às 8h03 (de Brasília)

* Há uma queda de braço na concentração do Boca já nas primeiras horas deste domingo para decidir se o time se apresenta para jogar ou não. A Conmebol diz ter um documento assinado pelo presidente xeneize, Daniel Angelici, garantindo se apresentar para a partida. Mas Angelici está sendo pressionado pelos advogados e pelos jogadores – Tevez à frente – para o time pedir os pontos nos tribunais.

* Resta saber se esse pedido será feito antes da partida ou se o time vai se apresentar para jogar sob protesto.

* Houve um enorme número de roubos em casas e carros nas adjacências do colapsado Monumental – difícil imaginar que tal cenário não vai se repetir com uma nova superlotação na partida deste domingo.

* O efetivo policial no estádio foi de 2.000 policiais. Mesmo assim, torcedores com ingressos foram cercados e roubados, e houve constantes invasões ao longo da tarde. O excesso de gente foi a razão de a prefeitura interditar o Monumental – o que será revertido, a princípio, com o pagamento de uma multa por parte do River.

* O clube, porém, se vê na complicadíssima função de organizar um novo acesso para o público, que vai precisar apresentar as entradas válidas para ontem. Convenhamos: é o cenário dos sonhos para baderneiros e falsificadores.

* A polícia insiste que a emboscada ao ônibus do Boca foi um ataque premeditado dos barrabravas do River que se viram excluídos dos ''negócios paralelos'' gerados por esta final. Resta saber se haverá esta comprovação ou se é um puro despiste para tapar a total ineficiência do comboio de segurança até a chegada ao estádio.

* Quem lê o blog nesses três anos não se surpreendeu em nada com o que aconteceu neste sábado. Ontem mesmo já alertávamos que as altas esferas do país temiam algo do tipo ou até pior.

Um desborde monumental – Clarín/Reprodução

* E de pensar que o presidente Mauricio Macri defendia a presença dos torcedores visitantes nesta decisão. O operativo de segurança não garantiu a sobrevivência de um único ônibus, o dos jogadores. Jamais estaria apto a garantir o fluxo dos fanáticos.

* O que não funcionou neste sábado vai funcionar neste domingo? O que não funcionou neste sábado, sem um jogo propriamente dito, vai resistir à loucura de ter um ganhador e um perdedor de uma final de Libertadores da América?

* E depois da partida, nas ruas da cidade, como será?

* É neste país barrabrava que os homens e mulheres mais poderosos do mundo estarão nesta semana no G-20. Será que estarão mesmo?

* O clima está péssimo. O nível de agressividade está altíssimo.

* Algo está mal. Muy mal.