Patadas y Gambetas

Boca disputou 21 jogos a menos que o Palmeiras em 2018

Tales Torraga

O diário ''Olé'' que circula nesta quarta (31) em Buenos Aires traz um cálculo interessante e que vale a pena contextualizar. Palmeiras e Boca Juniors medem forças às 21h45 (de Brasília) de hoje em São Paulo com números bastante diferentes em jogos disputados neste 2018. Enquanto o Palmeiras fará o seu confronto de número 70 neste ano, o Boca chega com as pernas mais frescas, disputando apenas a sua 49ª partida no período. São nada menos que 21 jogos a mais pelo lado Alviverde.

A grande diferença de quilometragem está nos 18 jogos que o Palmeiras disputou no Paulistão até chegar à final, perdida para o Corinthians nos pênaltis. Além desta quantidade, o Palmeiras soma 31 confrontos pelo Brasileiro, 11 pela Libertadores, 6 pela Copa do Brasil e 3 amistosos.

Não há Estaduais na Argentina, então a conta do Boca neste 2018 é bem mais enxuta. São 25 jogos pelo Argentino (somando as temporadas 2017/2018 e 2018/2019), 11 pela Libertadores, 3 pela Copa Argentina e 1 pela Supercopa Argentina. E o Boca realizou também 8 amistosos, incluindo o Troféu Joan Gamper, diante do Barcelona.

Embora a comissão técnica do Boca despiste e afirme publicamente que ''em 90 minutos pode passar de tudo'', os auxiliares de Guillermo e Gustavo Barros Schelotto reconhecem que a estafa mental, mais do que a física, pode ser um obstáculo na hora de reverter o placar que o Palmeiras precisa atingir.

O Boca terá uma mudança em sua equipe titular com relação ao time que bateu o Alviverde na Bombonera na semana passada.

O gol continua sob responsabilidade de Agustín Rossi, que ganhou uma trégua da torcida, que não o critica tanto quanto antes. Os laterais serão Jara pela direita e Olaza pela esquerda. Jogam simples e são eficientes, a exemplo de Izquierdoz (mais) e Magallán (menos), os dois zagueiros.

O tridente brigador com Nández, Barrios e Pablo Pérez no meio-campo está mantido, e o ataque virá com a presença do rápido colombiano Sebastián Villa no lugar de Mauro Zárate, ex-Fiorentina e Inter de Milão, que vive a pior seca técnica desde que chegou ao clube, há quatro meses.

Os companheiros de Villa serão os mesmos da quarta-feira passada: Wanchope Ábila e Cristian Pavón. Herói na Bombonera e autor dos dois gols, Pipa Benedetto, de baixa atividade nos últimos meses por conta da grave lesão sofrida no joelho direito, estará no banco, assim como Carlitos Tevez.