Patadas y Gambetas

River conquistou Libertadores sem Gallardo no banco

Tales Torraga

Tremenda, a punição imposta a Marcelo Gallardo na noite desta segunda-feira (29). O argumento da Conmebol foi o atraso de 50 segundos (!) no retorno para o segundo tempo da partida contra o Grêmio, uma reincidência ao que havia acontecido na partida contra o Racing, nas oitavas de final. Além da punição, o River Plate deve desembolsar US$ 21.500 aos cofres da entidade.

Mais do que um golpe no ânimo dos jogadores e de todo o elenco do River, a incrível sanção que vai tirar o Napoleón do banco de reservas desta terça-feira (30) pode detonar aquilo que é tão comum nos times argentinos, que é transformar qualquer sensação de injustiça em uma motivação que beira a rebeldia em campo.

É evidente, porém, que a ausência de Gallardo será um considerável complicador à equipe, até por ele estar impedido, por regulamento, de se comunicar por rádio com o seu assistente, que será Matías Biscay.

Vale relembrar que o River também não contava com Gallardo no banco em sua conquista recente mais importante, a Libertadores de 2015, com o 3 a 0 sobre o Tigres, do México, na decisão no Monumental de Núñez. O Muñeco havia sido expulso na ida, por isso quem assumiu a responsabilidade foi Biscay, seu velho conhecido e companheiro de trabalho. A relação entre ambos é tema até de um trecho da biografia do treinador, ''Gallardo Monumental'', lançada em 2015 pelo jornalista Diego Borisnky. Eis:

O início da amizade entre Gallardo e Biscay – Reprodução

Os antecedentes a favor de Biscay são positivos: o River jamais perdeu com ele no comando. Além desta decisão de Libertadores, houve também o 3 a 0 sobre o Racing nas oitavas da atual edição. Esta será a sexta vez que ele vai precisar desempenhar o papel de Gallardo, e o auxiliar até aqui soma três vitórias e dois empates.

Embora a Conmebol fale em ''falta de disciplina esportiva'', e a informação com a qual o River trabalha seja a do atraso no segundo tempo, o clube sente que, na verdade, o órgão quis mesmo foi passar um recado ao técnico pela sua discussão com o árbitro peruano Víctor Carillo depois da partida.

O River não confirmou o time que joga nesta terça, embora as saídas de Quintero e Scocco, para as entradas de Nacho Fernández e Pratto, já tenham sido devidamente assinaladas pela comissão técnica. Assim, a equipe formaria com: Armani; Montiel, Maidana, Pinola e Casco; Ponzio, Palacios e Fernández; Pity Martínez; Borré e Pratto.