Patadas y Gambetas

Libertadores tem primeira semifinal 100% Brasil x Argentina

Tales Torraga

River Plate x Grêmio de um lado, Boca Juniors x Palmeiras do outro. A semifinal da atual Libertadores já está na história antes mesmo de começar. A competição que é disputada desde 1961 jamais teve dois confrontos entre brasileiros e argentinos em seu penúltimo capítulo, e os quentíssimos duelos que serão disputados nos dias 23 e 24 e 30 e 31 deste outubro são vistos pelos lados argentinos como uma contagem regressiva para a finalíssima que todos esperam, que é River x Boca.

Será a última decisão com partidas de ida e volta, pois a Libertadores a partir de 2019 terá final em campo neutro e jogo único. Não há, portanto, quem não veja a reedição do ''Superclássico'' como o desfecho perfeito para esta era da competição.

Longe de representar um desprezo a Grêmio e Palmeiras, a projeção para a decisão 100% argentina significa apenas que a rivalidade River-Boca vive o seu ápice depois dos confrontos na Sul-Americana 2014, do gás pimenta na Libertadores 2015 e da decisão entre ambos na Supercopa Argentina deste 2018. É por isso, por exemplo, que o técnico Marcelo Gallardo, do River, não raramente sinaliza o ''três'' com os dedos para ser fotografado como símbolo da sua superioridade perante os xeneizes.

Os três dedos de Gallardo – River Plate/Divulgação

O River levou a melhor nas três ocasiões, e uma frase muito comum hoje na Argentina é dizer que a torcida do Boca ''vê um boneco e chora'', em referência ao apelido de Gallardo, El Muñeco, ''O Boneco'', por seu rosto estilo Chucky.

A pressa que caracteriza a estridente Buenos Aires tem, claro, os seus contrapontos por parte dos mais lúcidos. Alguns programas de debates nas rádios (em especial na Rádio La Red, uma das principais) colocam o Grêmio com favoritismo perante o River, especialmente por decidir a classificação em casa.

O Boca também suscita dúvidas. Apesar de contar com um elenco milionário e despachar o Cruzeiro em pleno Mineirão, os xeneizes foram sempre muito questionados durante a transmissão de TV desta quinta no FOX Sports, que lembrou a eliminação perante o Independiente del Valle na semifinal da Libertadores 2016 para esfriar a euforia das redes sociais com o possível River x Boca da decisão.

A Argentina jamais colocou dois times na final da Libertadores. O Brasil, sim – em 2005 e 2006, com títulos do São Paulo e do Internacional sobre Atlético-PR e São Paulo, respectivamente.

A última decisão Brasil x Argentina foi justamente a do ano passado, 2017, com o Grêmio faturando a taça em cima do Lanús (e em plena Lanús).