Patadas y Gambetas

Há 25 anos, Maradona chegava ao Newell’s. Veja documentário

Tales Torraga

Clube que revelou Lionel Messi, o Newell's Old Boys contou também com ninguém menos que Diego Armando Maradona, que chegou a Rosário há exatos 25 anos.

Messi e Maradona. Un lujo, eh.

Por algo os leprosos são conhecidos como os ''líricos de Rosário'' – em contraste aos canallas do Central, rústicos e empurrados pela torcida mais louca do país.

A efeméride maradoniana não passaria em branco, e este aniversário é a ocasião perfeita para ver o emocionante documentário que trata, com a habitual paixão argentina, a sua passagem pelo Parque Independência, cancha do Newell's. O nome é peremptório: ''Un Dios en el Parque''. Hoje, como não poderia deixar de ser, é ''Dia de San Diego'' para muitos torcedores do Newell's.

Maradona – tal informação talvez surpreenda os brasileiros… – é tratado até hoje pelos torcedores mais velhos do Newell's como o maior jogador da história da Argentina. Nada de Messi.

Diego chegou ao Newell's no total improviso. Sem clube desde brigar com Carlos Bilardo e sair do Sevilla em junho, sua volta à seleção era pedida por toda a Argentina depois da humilhante goleada sofrida pela Colômbia por 5 a 0 no Monumental de Núñez. Diego acertou sua chegada a Rosário justamente para se colocar em condições de vestir a azul e branca na Repescagem daquelas Eliminatórias, contra a Austrália.

Sobre o restante da sua passagem pelo Newell's, vale conferir o vídeo, interessante também para rever jogadores famosos no Brasil pelos embates com o São Paulo nas Libertadores de 1992 e 1993. O goleiro-roqueiro Scoponi é um deles.

Disfrútenlo.

A quem gostar, outro vídeo marcante desses tempos está aqui com o teipe de Newell's x Vasco, janeiro de 1994, com Dener de um lado e Maradona do outro (apenas isso).