Patadas y Gambetas

Racing lidera o Argentino pela 1ª vez desde 2014

Tales Torraga

O Campeonato Argentino tem um novo líder. Depois de ser atropelado pelo River Plate e ser eliminado da Libertadores no último meio de semana, o Racing bateu o Rosario Central por 2 a 0 na manhã de domingo em Avellaneda e assumiu a ponta do campeonato pela primeira vez depois de três anos, oito meses e 16 dias.

Naquele 15 de dezembro, a equipe comandada por Diego Cocca venceu o Godoy Cruz por 1 a 0 e terminou dando a volta olímpica. O time de Chacho Coudet ainda está bem longe disso. O Argentino recém-terminou a sua quarta rodada de um total de 25 – seguindo o calendário europeu, como bem quer os organizadores.

Festa do Racing, líder do Argentino – Racing/Divulgação

O Racing tem um time bom o suficiente para brigar pelo título, embora o vizinho Independiente e principalmente o Boca Juniors demonstrem que contam com elencos melhores. Ainda assim, a vitória por 2 a 0 sobre o Central, com gols de Licha López e Augusto Solari, mostram que o Racing não pode ser descartado da briga. Ricardo Centurión foi punido pela briga e pela provocação a torcida do River ficando no banco de reservas e não entrando em momento algum durante o jogo. Coudet deu um duplo castigo: ele não jogou e foi muito vaiado pelos fanáticos. Ojo.

Mais um item a favor do Racing? Só volta a campo agora depois da pausa para os amistosos da data Fifa, quando visita o Lanús no dia 16 de setembro.

A concorrência ao time de Coudet promete ser brava. O Racing soma dez pontos, contra nove do Central e sete de Banfield e Boca – a equipe de Guillermo Barros Schelotto atropelou o Vélez na Bombonera com um 3 a 0 extremamente fácil.

A decepção, mais uma vez, é o River Plate. Time mais copeiro da Argentina nos últimos anos, ocupa uma pálida 18ª colocação, com quatro empates em quatro rodadas e um único gol marcado (un golazo, aliás, do colombiano Quintero contra o San Lorenzo no Nuevo Gasómetro no sábado passado).