Patadas y Gambetas

Messi andou durante 42% da Copa, revela estatística

Tales Torraga

A rejeição que parte da Argentina nutre por Messi está bem mais pesada depois da derrota para a França. E aqueles que questionam o papel do capitão da seleção ganharam um argumento contundente para pedir a sua saída da equipe.

O jornal espanhol ''Marca'' – produzido em Madri e com óbvio teor ácido ao que acontece em Barcelona – publicou neste domingo uma matéria cujo título é ''Assim foi o Mundial de Messi: passou meio campeonato andando''.

O texto não deixa margem para dúvidas:

''Messi percorreu, ao todo, 31,618 quilômetros neste Mundial. Desse total, 13,398 quilômetros, 58% da distância total (a conta correta é de 42,3%), ele percorreu a uma velocidade entre 0 e 7 km/h – ou seja, andando''.

O ''Marca'' acrescenta: ''Sua velocidade de ponta na Copa foi de 28,37 km/h em um dos 28 sprints que fez na partida contra a França, quase 10 km/h a menos do que alcançou Mbappé na jogada em que Rojo cometeu o pênalti que abriu o marcador.''

Embora a matéria demonstre veracidade, o ''Marca'' não cita a fonte das suas estatísticas. Mbappé, no lance referido, chegou a 37 km/h.