26 de junho de 2018 – Patadas y Gambetas http://patadasygambetas.blogosfera.uol.com.br Raça, drama e paixão. Cultura, folclore e história. Turismo, culinária e sociedade. Técnicos, jogadores e torcedores. Cor local, reflexão e informação. Thu, 20 Dec 2018 12:39:11 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Rojo es más grande que Pelé http://patadasygambetas.blogosfera.uol.com.br/2018/06/26/rojo-es-mas-grande-que-pele/ http://patadasygambetas.blogosfera.uol.com.br/2018/06/26/rojo-es-mas-grande-que-pele/#comments Tue, 26 Jun 2018 19:53:54 +0000 http://patadasygambetas.blogosfera.uol.com.br/?p=27687 Que loucura.

A Argentina fez de tudo para ser eliminada e fez de tudo para….se classificar desta maneira absurda e inusitada, com um golaço de direita do canhoto Marcos Rojo. De perna direita, aquela que não serve nem para tomar o colectivo.

Impressionante.

Olé/Reprodução

O golaço da classificação aos 42 do segundo tempo fez Buenos Aires explodir como poucas vezes nos últimos anos, com cânticos dos mais absurdos, até um “Marcos Rojo es más grande que Pelé“.

A Copa agora é outra.

Repetimos: a Argentina fez tudo para cair fora, e a Nigéria realmente relaxou, vacilou e perdeu a chance da sua vida de sacramentar a queda azul e branca.

O choro de criança de Mascherano, Higuaín, Agüero e Di María depois do apito final foi sintomático. Esta Argentina estava no limite dos seus nervos, carregando nos ombros um desgaste maior que o Obelisco. Era o fim desta geração, que entraria para a história com o seu maior fracasso – que, convenhamos, não foi visto hoje, mas tampouco dá sinais de que vai virar um caminho vitorioso daqui para a frente.

A Argentina armada pelos jogadores foi uma bagunça que certamente seria punida diante de uma adversária mais forte. Há que se considerar também a questão física. Esta Argentina é a seleção mais velha da Copa, com média de idade de 30 anos, e depois deste verdadeiro sufoco por quase cem minutos, agora precisa se recompor para a decisão das 11h de sábado contra a França.

Uma classificação absurda e inexplicável. Tão inexplicável quando alguém gritar que “Rojo es más grande que Pelé“. Assim é a Argentina. A los tumbos, tropeçando, como tanto gostam de dizer. Pelo menos o time hoje mostrou espírito e coração. Mostrou algo. Algo que não havia sido demonstrado nesta Copa, ao contrário de toda a depressão desparramada pelo gramado contra a Croácia.

Higuaín erra os gols na decisão (hoje de novo), e Rojo emenda de direita, de primeira, uma bola daquelas como um camisa 9. Inacreditável. Só o fato de ele estar ali, ocupando aquela posição, já demonstrava um improviso imenso.

Uma Copa tão louca da Argentina merecia mesmo uma classificação louca desta maneira. Sem time, sem norte, sem cabeça, com um técnico à beira do infarto e um Maradona descontrolado e claramente doente nas tribunas.

Conferir esta maluquice contra a fleuma francesa de Deschamps vai ser imperdível.

Por fim, uma constatação a mais nesta loucura toda:

Rojo passou do possível vilão pela bola na mão que seria pênalti ao herói pelo gol da classificação. Fútbol, fútbol…

]]>
14
A verdade sobre o colapso argentino nesta Copa http://patadasygambetas.blogosfera.uol.com.br/2018/06/26/a-verdadeira-causa-do-colapso-argentino-nesta-copa/ http://patadasygambetas.blogosfera.uol.com.br/2018/06/26/a-verdadeira-causa-do-colapso-argentino-nesta-copa/#comments Tue, 26 Jun 2018 11:55:09 +0000 http://patadasygambetas.blogosfera.uol.com.br/?p=27675 “A Argentina vive muito convulsionada todos os dias, e não somente pelo futebol ou pela seleção. O dia a dia é difícil porque o povo vive alterado e com muita vontade de brigar, mais até mesmo do que de aproveitar a vida. E vive sempre buscando onde estão os problemas e os conflitos. Dá a sensação de que sem conflitos não podemos viver.”

“Estou falando da Argentina no geral, não estou falando exclusivamente do futebol. O que passa no dia a dia na sociedade se traslada também ao futebol, e é desta maneira que vamos vivendo. Estes jogadores são argentinos e eles também, mesmo na Rússia, recebem o que acontece na Argentina.”

“Muitas vezes, um título acaba escondendo situações que são irreversíveis, que é a de abandonar este caminho e tomar outro. Tomara que a Argentina se saia bem e tomara que haja também a convicção de que, se há algo a mudar no institucional ou no esportivo, que não se esconda atrás de um resultado. É evidente que a situação da Argentina no futebol há muito tempo não está bem.”

Alguém discorda do ex-técnico da seleção Tata Martino?

Jorge Sampaoli, na coletiva de imprensa de ontem, acrescentou:

“O mundo virtual te faz sentir um delinquente por perder um jogo de futebol. Se eu me dedicasse ao mundo virtual, deveria deixar esta profissão”.

* Estaremos no Placar UOL às 15h para comentar/contextualizar este Argentina x Nigéria que é visto pelos argentinos (novidade…) como sétimo céu ou 70º inferno.

** Já estava escrito que este calvário argentino na Rússia seria mesmo um pastelão digno de Darín. Fizemos até um livro sobre isso chamado…”Copa Loca”. Está tudo lá, em 216 páginas, para quem quiser entender melhor lo mal que estamos.

]]>
2