Patadas y Gambetas

Badalados, técnicos argentinos passam em branco na Rússia

Tales Torraga

A Argentina não anda com motivos para comemorar nesta Copa do Mundo da Rússia – sequer dos seus cinco técnicos espalhados pelas seleções que disputam o Mundial. Não há país com mais representantes à beira do campo, mas o orgulho motivado por mais esta ''soberania argentina'' está bem ferido.

Além de Jorge Sampoli, Juan Antonio Pizzi (Arábia Saudita), Héctor Cúper (Egito), Ricardo Gareca (Peru) e José Pekerman (Colômbia) seguem sem vitórias até aqui. E o mais impressionante: apenas Sampaoli, com o decepcionante 1 a 1 com a Islândia, não perdeu.

Cúper foi derrotado duas vezes – 1 a 0 ante Uruguai e 3 a 1 contra a Rússia – e já deu adeus à Copa. Quem deve seguir o seu caminho nesta quarta-feira (20) é Pizzi, arrasado pela Rússia por 5 a 0 na estreia e no caminho do Uruguai do Maestro Óscar Tabárez.

Gareca e Pekerman mostraram mais qualidade em suas equipes, mas tanto Peru quanto Colômbia saíram zerados da primeira rodada do Mundial. O Peru foi derrotado pela Dinamarca por 1 a 0, e a Colômbia causou uma das grandes surpresas da Copa ao perder para o Japão por 2 a 1.

Sampaoli não vai seguir no cargo depois da Copa. Mediante o cenário atual, é provável que os demais treinadores argentinos também enxerguem um fim de ciclo com as respectivas eliminações na Rússia.