Patadas y Gambetas

Os bastidores do escândalo que pode levar Centurión à cadeia

Tales Torraga

A semana começava fresca e tranquila em Buenos Aires quando as TVs dispararam o seu ''alerta de notícias'' – a versão portenha do sinal sonoro do ''Plantão da Globo''. Ricardo Centurión voltava a se envolver em um escândalo incluindo bebida e direção irresponsável. Mas desta vez foi pior. Ele foi filmado oferecendo um suborno ao agente de trânsito para ''acertar'' tudo por ali mesmo.

Escândalo de Centurión na TV argentina – Reprodução

Centurión foi parado pela polícia de Lanús às 8h10 (de Brasília) desta segunda (19) por furar várias vezes o sinal vermelho – em alta velocidade – em regiões onde crianças haviam acabado de entrar no colégio. É mesmo surpreendente que o operativo tenha sido noticiado em minúcias. A ata da sua infração está aqui. A própria prefeitura de Lanús fez questão de divulgar o ocorrido via Twitter – de acordo com ela, para conscientizar a população de que ninguém está impune.

E é esta postura que pode deixar a vida de Centurión impossível.

A sua tentativa de suborno foi o principal assunto da capital argentina na noite de segunda. No começo da tarde, o seu constrangedor vídeo já era repetido sem parar nas TVs e nos portais. Soube-se também que o carro do jogador – um BMW preto – acumulava multas que chegavam a 40 mil pesos (R$ 6.515).

Victor Blanco, presidente do Racing, reclamou: ''Parecia que estavam esperando-o. Ele sempre vai estar mais exposto à opinião pública, mas o clube vai cuidar dele''.

Pelas notícias que circulam nesta terça (21) na capital argentina, é bom o Racing reforçar as atenções com os advogados e as intenções de preservar o seu atleta.

Centurión desorientado em plena manhã de segunda – Reprodução de vídeo

Segundo o jornal ''Clarín'', o maior do país, Centurión já foi denunciado pela tentativa de suborno, crime cuja penalidade prevista no artigo 258 do Código Penal é de um a seis anos de prisão. O próprio presidente do Racing mudou o discurso ao Fox Sports: ''Ele tem uma doença. Precisamos ajudá-lo a sair, não crucificá-lo''.

''Vamos tomar todos os cuidados para ajudá-lo na parte médica e tratar que isso não volte a acontecer'', deslizando que o jogador tem problemas com a bebida.

Centurión foi titular no baile de 5 a 0 do Racing sobre o Patronato no domingo – e a goleada serviu para dar folga a todo o elenco na segunda e terça. O jogador não será punido pelo clube e vai se reapresentar amanhã (21) normalmente.

O Racing é o sexto no Campeonato Argentino, a apenas dois pontos do terceiro colocado, o Godoy Cruz. A equipe estreou na Libertadores goleando o Cruzeiro por 4 a 2. Centurión vem brilhando e sendo um dos destaques da equipe ao lado do excelente atacante Lautaro Martínez e do corajoso zagueiro Donatti.

Em seis jogos pelo Racing nesta temporada, Centu fez quatro gols e deu cinco assistências. O seu alto nível em campo vinha sugerindo até mesmo uma convocação para a Copa do Mundo – o que deixa de fazer sentido a partir de agora.

O objetivo de Centurión para os próximos meses é escapar ileso das pressões que podem levá-lo até mesmo à prisão. Sua ficha é extensa demais para um muchacho de 25 anos, com outros casos de bebida ao volante e até de violência de gênero.

É óbvio que jogadores de futebol não costumam parar na cadeia – nem na Argentina e nem em qualquer outro país. Centurión, por exemplo, custou quatro milhões de euros ao Racing – é a negociação mais cara da história do clube, que vai claramente defendê-lo com firmeza. Mas a tensão social e política que se vive hoje em Buenos Aires sugere que desta vez pode ser diferente. O caso já começou com uma midiática bastante incomum. Resta acompanhar os desdobramentos.