Patadas y Gambetas

Como a filha de Maradona ‘tirou’ D’Alessandro da Copa de 2010

Tales Torraga

Não há, até hoje, portenho que entenda por que Andrés D'Alessandro não foi convocado para a Copa do Mundo de 2010. Diego Maradona era o técnico daquela seleção que ficou famosa por não levar à África do Sul jogadores que viviam ótimo momento – Gago, Zanetti e Cambiasso foram outras três ausências de muito peso.

Maradona e D'Alessandro, dupla que não se encontrou em 2010 – Montagem/Olé

D'Alessandro já atuava no Inter em 2010, ano em que conquistou a Libertadores da América e foi eleito o melhor jogador da América do Sul. Nesta quinta (8), em entrevista ao ''Perros de la Calle'', famoso programa da Rádio Metro, de Buenos Aires, ele abordou o assunto.

''Realmente foi muito raro o Maradona não ter me convocado nunca, porque 2010 foi um dos melhores anos da minha carreira'', disse o ídolo colorado. ''Não me chamou sequer uma vez para me provar. Se não me lembro mal, neste momento mais de 130 jogadores foram provados. Houve um tema extra-futebolístico. Meu irmão teve uma relação com uma das suas filhas [foi Giannina, a mais nova, então com 21 anos], e não sei se Diego levou por esse lado. Nunca falei disso com ele, mas em off a gente fica sabendo das coisas'', seguiu Andrés.

Entre os jornalistas que cobriram o ciclo maradoniano na seleção, sempre circulou com força a versão de que a ausência de D'Alessandro do Mundial de 2010 foi, na verdade, um pedido da filha de Maradona. O que Diego jamais explicou é se a intenção de tirar Andrés daquela seleção foi 1) Uma decisão técnica, difícil de acreditar pelo então momento do jogador do Inter; 2) Uma solicitação de Giannina, magoada com o irmão de D'Alessandro; 3) A chance de um conflito entre D'Alessandro e Agüero – que era então casado com Giannina, que foi praticamente uma integrante da seleção naquela Copa, acompanhando sempre o pai e o marido.

Maradona se escora no genro Agüero em 2010 – AFA/Divulgação

''Eu tenho a minha opinião e ele tem a sua. Sigo tendo o pensamento daquele momento, e isso ninguém vai me tirar'', finalizou D'Alessandro à Rádio Metro.

Quem quiser entender a loucura que foi aquela Argentina – e como as filhas de Maradona influenciaram Diego – pode ler o livro ''La Tenes Adentro'', escrito pelo jornalista argentino Toti Pasman, duramente insultado por Maradona em uma coletiva de imprensa. O principal impropério disparado por Diego – ''Você tem lá dentro'' – é este que dá nome à obra.