Patadas y Gambetas

‘Pela Espanha, Messi já teria três Copas’, diz ídolo inglês

Tales Torraga

Uma das grandes ironias portenhas é dizer que Lionel Messi é ''catalão, não argentino'' por sua maneira mais controlada – e menos sanguínea – de ser. Tal acidez está longe de deixar de existir. Basta percorrer os cafés do microcentro e perceber que o interminável assunto anda mais vivo que nunca depois das opiniões do inglês Gary Lineker, artilheiro da Copa de 1986. O hoje respeitadíssimo comentarista europeu ofereceu uma interessante projeção sobre o que seria de Messi caso ele escolhesse vestir a camisa vermelha no lugar da azul e branca.

Montagem de Messi com a camisa da Espanha – Reprodução/Cronometro Deportivo

''Se Messi se naturalizasse espanhol antes de estrear com a Argentina, a Espanha teria ganhado ainda mais: três Copas do Mundo e três Eurocopas'', disse Gary em entrevista ao jornal espanhol ''Mundo Deportivo'', imaginando a Fúria erguendo os Mundiais de 2006, 2010 e 2014, em um grande exercício de otimismo.

Tais opiniões repercutiram imediatamente nas TVs e nas rádios de Buenos Aires, que contra-atacaram com um discurso piegas de que ''mais vale perder pela Argentina do que vencer pela Espanha'', destacando a paixão que cada povo destina ao seu futebol. Foi muito relembrada também a recusa de Messi ao convite da Federação Espanhola em 2004 e 2005 – ele estrearia pela Argentina em agosto de 2005, quando o técnico era José Pekerman.

Hoje com 57 anos, Lineker enfrentou Diego Maradona no auge. E não titubeou ao colocar Messi acima de Diego: ''Os números, a quantidade de gols…Messi marca em quase todos os jogos. Diego, nem tanto. Messi passa a bola tão bem como Maradona, dribla tão bem como Maradona, mas marca mais gols'', seguiu.

''Messi faz quatro ou cinco coisas em um jogo que jamais vi na vida. É o melhor de todos os tempos. Nunca pensei que veria alguém melhor que Maradona. Os times que têm Messi jogam com 13 em campo.''

Lineker elencou também Espanha, França, Brasil e Argentina como favoritas ao título do Mundial da Rússia, surpreendendo ao desconsiderar a Alemanha.

''Não vejo uma grande Argentina. Mas se ela conseguir ter alguma organização, com Messi é sempre possível vencer.''