Patadas y Gambetas

Tevez: ‘Quero virar zagueiro para devolver tudo que me bateram’

Tales Torraga

A sinceridade de Carlitos Tevez já virou gíria em Buenos Aires. Quando uma pessoa diz algo chocante ou espontâneo, logo comete um ''Tevezcídio'', a versão portenha do ''sincericídio''. E o atacante do Boca está mesmo caprichando na construção deste personagem verborrágico e muitas vezes divertido – como foi nesta sexta-feira (2) ao falar sobre sua aposentadoria ao canal de TV TyCSports.

Tevez na Bombonera em sua volta ao Boca – Olé/Reprodução

''Vou jogar mais três anos onde estou e aí viro zagueiro'', comentou Tevez, que fará 34 anos nesta segunda (5). ''Sim, aos 37 anos vou para a caverna [ri], e saio jogando tranquilo. E o atacante de costas eu jogo pro alto. Afinal, foi o que sempre fizeram comigo, não? Vai chegar a hora de descontar'', seguiu, comentando e dando risadas, mesclando ironia e sinceridade, para terminar: ''As pessoas ficariam em dúvida se sou um rústico ou um lírico. Seria uma revolução no futebol''.

A sua presença entre os zagueiros seria mesmo uma questão de vontade e de capacidade técnica – a falta de físico não seria uma barreira. Tevez mede 1,73 metro – quase igual a Mascherano, de 1,74 metro, defensor de anos no Barcelona.

E o que pensar da sua nova declaração inusitada?

Que convém não descartá-la tão imediatamente. Tevez, afinal, tem uma lógica própria que recusa um dos maiores salários do futebol mundial na China – onde ganhava cerca de R$ 400 mil por dia – para retornar ao Boca e às patadas argentinas. ''Sentia falta dos golpes. Voltei a me sentir vivo também por eles.''

Carlitos vai então se fartar neste domingo (4) com o picante clássico entre San Lorenzo e Boca, às 20h15 (de Brasília), no Nuevo Gasómetro. O Boca lidera o Campeonato Argentino, seis pontos (33 a 27) à frente do segundo colocado – o próprio San Lorenzo. Surpresa: Unión, Talleres, Huracán e Belgrano completam os seis primeiros. Estamos na 14ª rodada de um total de 27.