Patadas y Gambetas

Até os jornais argentinos se rendem a Kaká: “O último rei se vai”

Tales Torraga

A rivalidade não impede em absolutamente nada que os argentinos adorem os principais craques brasileiros. Ronaldinho, por exemplo, talvez seja tão adorado em Buenos Aires quanto é em Belo Horizonte. Sem o menor exagero. Os argentinos têm verdadeira loucura por Ronaldo e Roberto Carlos, também. Não chega a ser uma loucura – mas a admiração por Kaká sempre foi constante, e o tom da imprensa argentina neste começo de semana reflete este respeito muito bem.

Schiavi marca Kaká na final do Mundial de 2003 – Olé/Reprodução

Quem sintetiza a figura de Kaká para os argentinos é o jornal ''Clarín'', o maior do país: ''Kaká se aposenta. O último rei antes dos monstros se vai'', é a manchete do diário, lembrando que Kaká foi o último a ganhar o prêmio de melhor jogador do mundo antes de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo – há exatos dez anos, em 2007.

''O adeus de um craque. Kaká se retira do futebol profissional'', foi a discreta homenagem do ''La Nación''. Bem diferente do ''Olé'', de linha muito mais irônica – mas, ao contrário do que os brasileiros pensam, a ironia é destinada a tudo e todos, e não só aos vizinhos e aos rivais.

''Adeus à magia de Kaká'', foi a manchete escolhida pelo ''Olé'', que derreteu-se em elogios ao ex-jogador de São Paulo, seleção e Milan, entre outros.

Kaká é lembrado na Argentina por ter feito duas finais de Mundial contra o Boca, perdendo em 2003, nos pênaltis, e ganhando em 2007, por 4 a 2, inclusive com um gol seu. ''Aprendi muito em 2003. Os times argentinos realmente jamais pensam que o jogo está terminado'', resgatou o ''Olé''.

''Em 2007, foi um dos melhores jogos da minha vida. Fiquei bem surpreso com a torcida do Boca. É uma torcida que canta o jogo todo. Foi espetacular.''

A ESPN, por fim, destacou a boa relação de Kaká com Messi e uma declaração sua de 2007, repleta de elogios: ''Messi está entre os cinco melhores de todos os tempos. Pensa e executa numa velocidade incrível. O que ele faz é único, é um prazer vê-lo e enfrentá-lo'', mostrou a TV, enquanto exibia um golaço de Kaká pela seleção contra a Argentina em 2006, em amistoso vencido pelo Brasil por 3 a 0 em Londres. Era a reestreia de Alfio ''Coco'' Basile no comando da azul e branca.