Patadas y Gambetas

Opinião: Argentina campeã na Rússia. É só copiar o Brasil

Tales Torraga

Uma domina a Eliminatória com recorde – e cai fora logo na primeira fase da Copa.

A outra se classifica só no sufoco e só no último jogo – com dois gols na sequência, depois de medos e dúvidas, depois de trocar técnico e jogadores.

Festa argentina em Quito – Olé/Reprodução

Que o Brasil abra o olho muy bien.

A Argentina comandada pela então sumidade Loco Bielsa despencou do salto e sequer foi às oitavas do Mundial da Ásia, 15 anos atrás.

Bielsa era sumidade, e esta sumidade agora é Tite.

Faz tempo, claro. O exato período que o Brasil não ganha a Copa na qual se garantiu só com muito sofrimento e só com os gols de Luizão salvando Felipão.

Desta vez, Messi salvou Sampaoli.

Aquele Brasil tinha Cafu, Roberto Carlos, Ronaldinho, Ronaldo, Rivaldo. Era un equipazo infernal. E ainda assim quase não foi ao Mundial.

O mesmo passou agora com Mascherano, Dybala, Icardi, Agüero, Di María e este Messi que hoje calou – e fez gritar como nunca – uma Argentina que só ela, só a Argentina, é capaz de matar seu craque-mor. É o unico país no mundo credenciado a tamanha crueldade. Eis excelente chance para pedir desculpas e rever relações.

Sofrer tem suas vantagens. É a chance de se observar o que se fez de mal e corrigir. Foi o enredo do Brasil em 1970, 1994 e 2002. Foi o que a Argentina repetiu em 1986. Dos últimos cinco títulos sul-americanos na Copa do Mundo, apenas a Argentina em 1978, na bola e na marra, não tremeu nos meses anteriores.

Sampaoli terá tempo e terá as peças com as quais sonhou. Terá também a tranquilidade que não teve sequer por minutos desde que assumiu esta Argentina.

O jogo contra o Equador era um trâmite – quem lê o blog sabe disso desde o 0x0 com o Peru. Não somos e nem fazemos ninguém de boludo. O caminho argentino ao Mundial já estava traçado desde a virada do Paraguai sobre a Colômbia.

Sampaoli e Messi agora vão traçar o caminho até a taça.

Já sabem bem por onde começar: olhando para o Brasil de 2002.

Inspire-se na ressurreição de Ronaldo, Gordo Higuaín!

Com este Messi em ''modo Barcelona'', a Argentina está pronta até mesmo para ganhar da Alemanha na final, como naquela vez em Yokohama. 2×0. Dois de Higuaín. O primeiro no frango de Neuer. O segundo no corta-luz de Messi.