Patadas y Gambetas

Messi jamais venceu na altitude (e isso desespera a Argentina…)

Tales Torraga

Lionel Messi, de 1,70 metro, não é amigo da altura. Não a física – e sim a altitude que volta a enfrentar nos 2.850 metros de ar rarefeito de Quito, onde a Argentina pega o Equador precisando ganhar de qualquer jeito para ir ao Mundial da Rússia.

Há um detalhe que desespera demais esta Argentina ''Messidependente'' como poucas outras seleções: o gênio do Barcelona jamais venceu na altitude, cenário que será visto no dramático jogo das 20h30 (de Brasília) desta terça-feira (10).

Messi vestiu azul e branco acima do nível do mar em cinco ocasiões, sempre pelas Eliminatórias: duas em La Paz (3.600 metros), duas em Quito (2.850) e uma em Bogotá (2.600). Foi na Colômbia, aliás, que fez seu único gol na altura.

Dessas cinco partidas, Messi empatou duas e perdeu três. E protagonizou a aflitiva cena de ser visto vomitando em La Paz no 1×1 contra a Bolívia em 2013.

Messi vomita em La Paz – Clarín/Reprodução

O jejum de Messi na altitude dura exatos dez anos – desde a derrota por 2×1 para a Colômbia em Bogotá em 2007, quando fez o gol. Depois vieram duas derrotas em 2009: o histórico 6×1 para a Bolívia e o 2×0 para o Equador (o que já dá calafrio…).

As últimas duas idas de Messi à altitude pelo menos não terminaram em derrota. Em 2013, 1×1 contra a Bolívia, em La Paz; depois, 1×1 com o Equador, em Quito.

A altitude não traz boas lembranças a Messi nem quando ele está fora de campo.

Foi em La Paz, em março deste ano, que ele viveu a apreensão de ser ou não escalado na derrota por 2×0 para a Bolívia. Messi xingara o bandeirinha no jogo anterior, o 1×0 sobre o Chile, e acabou suspenso da partida só poucas horas antes.

A Argentina não vence em Quito há 16 anos, desde um 2×0 pelas Eliminatórias para a Copa de 2002. Os gols foram de Verón e Crespo. O técnico era Loco Bielsa.

É justamente do banco de reservas que vem a esperança da atual argentina com a altitude. Jorge Sampaoli foi técnico do Emelec, no Equador, durante todo o 2010.

Deve saber o que fazer em Quito.

Espera-se que saiba também não afundar o navio argentino nesta terça (10).