Patadas y Gambetas

Seleção argentina cede 3.000 ingressos para a barra brava do Boca revender

Tales Torraga

O Argentina x Peru será daqui a uma semana – quinta (5), 20h30, Bombonera – mas já rende um escândalo por instante. O de hoje (27) é o da venda e revenda de ingressos e mostra o modus operandi que impera no colapsado futebol do país.

Já não há mais ingressos para a decisão – Olé/Reprodução

As entradas populares – custando 550 pesos, cerca de R$ 75 – se esgotaram depois de somente 30 minutos de venda online. Mas hoje o ''Clarín'', maior jornal da Argentina, revela em detalhes como tais entradas já podem ser adquiridas no bunker da Doce, a violenta barra brava do Boca, por 4.000 pesos (R$ 571).

E o que é pior: 3.000 entradas estão à disposição para esta nefasta revenda.

Tal trâmite – das diretorias para os cambistas violentos – não é novo na Argentina. É por ele que Daniel Passarella até hoje corre o risco de ser preso pelos absurdos desmandos executados quando era presidente do River Plate.

Lucram todos. Dirigentes, violentos e intermediários.

Quem perde? Claro que o torcedor comum.

(E é chocante que nenhuma autoridade persiga este negócio ilegal, não?)

Procurado pelo jornal, Daniel Angelici, presidente do Boca, gambeteou as perguntas: ''Minha única preocupação é que ganhe a Argentina, não a barra''.

Ay.

O que chamou a atenção na bilheteria online aberta e logo fechada ontem (26) em Buenos Aires foi a rapidez com a qual tais ingressos foram disponibilizados para revenda nas páginas especializadas e nas redes sociais.

A empresa que confecciona e distribui as entradas, a Ticketek, afirma que muitos desses tíquetes – de papel! – logo postos para o comércio paralelo são falsos. Truchos.

E é de se imaginar que a polícia não consiga administrar o fluxo das 50.000 pessoas a caminho de La Boca na próxima quinta (5) para esta partida que muito antes de começar já está um caos.

E este caos deve se repetir no gramado.

É começo da primavera portenha, e ela como sempre está marcada pelas chuvas e pelo frio (a manhã desta quarta começou com 3 graus e agora temos 10). O gramado da Bombonera é historicamente ruim. E o Boca joga lá neste domingo, 18h05, contra o Chacarita, em um domingo que já conta com a previsão de chuva.

A AFA cogita suspender este partido para não estragar o campo de jogo ainda mais, embora a presidência do Boca insista que a partida será levada adiante sim.

Enquanto isso, no Peru, Ricardo Gareca abriu os treinamentos de sua seleção lidando com uma espionagem de Jorge Sampaoli!

Perde para a Bolívia, empata com a Venezuela e espiona o Peru.

Que mal estamos, Argentina querida…