Patadas y Gambetas

“Dybala é um ganso, um estúpido”, dispara ex-atacante da seleção argentina

Tales Torraga

À beira de uma crise de nervos antes da decisão do próximo dia 5 contra o Peru, a Argentina está cada vez mais longe de oferecer tranquilidade aos seus atletas. E para jogar mais gás pimenta na cara da torcida portenha, muitos ídolos do passado não estão medindo palavras – e nem fúria – para atacar as estrelas do momento.

Prova desta exaltação veio da entrevista com El Puma Carlos Morete, ex-atacante de River, Boca e seleção argentina nos anos 70. Ao canal de TV TyC Sports, Morete, hoje com 65 anos, destroçou sem piedade a equipe nacional.

(Vou cometer a falta de educação de manter os palavrões. Deixo-os como exemplo da dificuldade de encontrar ponderação – mesmo na imprensa – e de como a prévia para o jogo contra o Peru está transtornando a opinião pública em Buenos Aires.)

''Faz sentido que Dybala diga que é difícil jogar com Messi? Dybala é um estúpido. Se não pode jogar com Messi, com quem quer jogar? Dybala é um ganso'', detonou Morete, que seguiu disparando para todos os lados.

Dybala comemora gol – Juventus/Divulgação

''A AFA está com cagazo depois de empatar com a Venezuela no Monumental! Trocam de estádio, não sabem o que fazer…Tomam decisões imbecis. São um desastre, são um bando de ladrões. Uns mongoloides. Isso é uma vergonha. Não sei se vamos para a Copa. Estou pessimista.''

A munição mais pesada foi forte no peito do técnico Jorge Sampaoli: ''Se você não vai à Copa, o que faz com Sampaoli? Vai enfiá-lo no c..? O contrataram peidando [gíria que designa embriaguez], fizeram um movimento tão grande e esta questão não fecha para mim de nenhuma maneira. Marcelo Gallardo deveria ser o técnico da seleção nessas quatro partidas da Eliminatória e depois continuar no River''.

El Puma Morete foi afiado também ao analisar o jogo que comove toda a Argentina com a possibilidade de o River reverter o 3×0 obtido pelo Jorge Wilstermann na Bolívia. Morete brilhou no River entre 1970 e 1975, com 105 gols marcados em 200 jogos. Foi a versão de Núñez de Martín Palermo décadas depois no Boca.

''Essa virada deveria ser algo lógico, não um milagre. Mas há tantas surpresas…Quando te dá um cagazo, acontece um montão de coisas. Espero que o River não tenha este cagazo.''

Elogios? Apenas para Lionel Messi.

''É o único jogador que vai me fazer pagar uma entrada e ir até a Bombonera.''