Patadas y Gambetas

“Dia T”: Tevez define hoje sua volta ao Boca

Tales Torraga

Carlitos Tevez, de novo, nem bem chegou a um clube e já está de malas prontas para sair. Ele almoça nesta segunda (21) em Buenos Aires com Daniel Angelici, presidente do Boca, e o tema é claro para toda a Argentina. Ambos querem destravar o contrato que o atacante tem com o Shanghai Shenhua para incorporá-lo ao clube portenho outra vez.

Tevez, insatisfeito na China – Olé/Reprodução

O atacante de 32 anos está na Argentina para tratar de uma lesão muscular – e elas se multiplicaram desde que ele viajou à China. Um dos jogadores mais bem pagos do mundo, recebendo quase R$ 400 mil por dia (!), Carlitos está em fase desastrosa na Ásia, onde estreou há meros cinco meses. Desde então, fez nove jogos pelo Campeonato Chinês e marcou dois gols.

Tevez tanto não vem jogando nada que sua equipe é ameaçada pelo rebaixamento. Os torcedores estão bem bravos com ele – e em atitude rara no futebol asiático, criaram até um movimento nas redes sociais pedindo para Carlitos, aproveitando que está em Buenos Aires, sequer volte à China.

O blog apurou com dirigentes do Boca que a volta de Tevez já foi acertada. Há o interesse do clube no jogador e há o interesse do jogador em disputar pelo clube a Libertadores do ano que vem – a que o Boca considera a grande chance de ser a sétima taça e empatar com o Independiente como o maior campeão da Copa.

O grande tema é a possibilidade de contar com Tevez a partir de agora.

Uma cláusula em seu contrato facilita o retorno ao Boca – o que os chineses não esperavam era uma volta tão imediata, apenas cinco meses depois de sua estreia, e com o clube brigando desesperadamente para não cair, com só 24 pontos conquistados em 22 jogos.

Sabendo que pode contar com Tevez já no Campeonato Argentino que começa neste fim de semana, o técnico Guillermo Barros Schelotto tem em mente uma forma de acoplar Carlitos à sua nova equipe na qual brilha o colombiano Edwin Cardona, novo dono da camisa 10 e que certamente precisará deixá-la à disposição de Tevez quando ele definir a data de retorno ao clube, se agora ou em dezembro.

Há uma considerável rejeição atual dos portenhos a Tevez. Longe de gerar comoção, há bronca com este ''Dia T'' – como é chamada esta segunda, pois além de Tevez o presidente do Boca também tem esta inicial, o Tano Angelici.

Muitos fanáticos pelo Boca ficaram magoados com o jogador com a forma insensível com a qual ele saiu do clube no fim do ano passado, negando sempre sua ida à China, e anunciando o vínculo com os asiáticos somente quando já estava muito longe da Argentina para oferecer qualquer tipo de justificativa – algo que Tevez repete agora em via contrária, em novo movimento escuso em sua carreira repleta de transações sem o menor tato. Corinthians, West Ham, Manchester United, Manchester City, Juventus, Boca, Shenhua são os clubes que o Apache defendeu, mas em quase todos eles houve um verdadeiro caos na hora de dar adeus.

É de se esperar que a atual rejeição diminua à medida em que Tevez escorregue em outro lugar-comum argentino detestável e previsível: ele vai vestir a camisa do Boca, insultar o River sempre que possível, lembrar dos gols que fez em seu último clássico no Monumental, e seguir sua vida em Buenos Aires – com os bolsos muito mais cheios, mas muito menos admirado do que um dia já foi.