Patadas y Gambetas

O novo sonho de Maradona: “Quero aprender a ser simples”

Tales Torraga

Quieto e bem diferente dos velhos tempos, Diego Armando Maradona, 56, está lutando contra os maus hábitos e buscando ser alguém melhor. Já avô, o ídolo mais rebelde da Argentina – quem diria! – agora se estimula a viver de maneira ''zen''.

O velho Diegote – Fifa/Reprodução

Quem acompanha Maradona nesta cruzada contra a loucura é sua filha mais velha, Dalma, 30. Atriz de TV e teatro em Buenos Aires, ela é adepta do ''mindfulness'', técnica de meditação que prioriza a atenção plena, a consciência e a noção da consequência dos atos. A prática virou a febre da Argentina nos últimos anos.

Com a ajuda do celular, Dalma introduziu a técnica na vida de Diego, que procura seguir à risca o que a filha lhe passa. Deu tão certo que o ex-craque resolveu pedir ajuda a um instrutor especializado para acompanhá-lo nos Emirados Arábes, onde Maradona trabalha hoje como técnico do Al Fujairah.

Órfão de pai e mãe, solteiro e vivendo sozinho, Maradona foi obrigado a olhar para si com uma atenção plena – de fato.

Sua saúde está muito debilitada pela vida de excessos, e hoje ele recorre com frequência aos remédios para dormir. Segundo Dalma, é por isso que Maradona fala tão enrolado quando dá entrevistas depois de tomar uma taça de vinho – a bebida é um ritual para Diego desde os tempos de Napoli.

''Meu pai diz que o sonho da vida dele é aprender a ser simples'', disse Dalma à TV argentina KZO. ''Ele sempre fala que viver tranquilo seria mais difícil que largar as drogas. Sempre que conversamos, digo: pai, não estamos tranquilos agora? O que te falta para aprender a ser assim sempre? Não estamos bem? Vamos seguir.''

Maradona, aos poucos, diminuiu sua presença no noticiário de escândalos da Argentina. As recentes acusações contra ele, como o suposto assédio sexual a uma jornalista na Rússia, também se desfizeram bem mais rápido que antes.

Pai de cinco filhos (dois reconhecidos tardiamente) e avô de Benjamín, de oito anos, Diego tem mesmo muitas razões para viver simples e longe das confusões.

Seu patrimônio foi dilacerado em inúmeros litígios e ele se sente, hoje, na obrigação de prover um sustento farto para a prole. É esta a razão de Maradona abraçar inúmeras funções no seu clube, na Fifa e como garoto-propaganda de marcas parceiras da entidade – como a Hublot, que no ano passado o juntou com Pelé.

O ''Maradona paz e amor'', porém, não vem à tona por iniciativa própria.

A mudança de conduta surge na esteira do brusco rompimento de relações que as filhas impuseram a ele. Diego chegou a dar com o nariz na porta no fim do último ano e não pôde ver o neto. O afastamento ocorreu justamente para Maradona se dar conta do sofrimento que afetava a família com sua bebida e com suas brigas.

Maradona sim se deu conta – e, segundo seu entorno, se esforça para não recair e não sair de perto do neto que o leva para todos os lados, até para o balanço.

Avô é avô. Nos Emirados Árabes, na Argentina e no Brasil.

Reprodução Instagram @gianmaradona