Patadas y Gambetas

Troca de suplemento causou onda de doping no River

Tales Torraga

A notícia que supreendeu todo mundo nesta quinta (22) vai ser esclarecida pelo River Plate amanhã. Mas o blog pode antecipar que a origem dos testes positivos em série no clube está ligada a um suplemento tomado por toda a equipe.

A novidade que desatou o caos em Núñez vem da origem e do fabricante do suplemento, que foram trocados recentemente. Outra mudança de consumo que pode ter acarretado a onda de doping é a do complexo vitamínico – opção que não aparece por enquanto como a principal razão dos tais testes positivos.

Tanto o uso anterior como o atual estavam sob o aval do corpo médico do clube – que, reforçamos, dará todas as explicações nesta sexta-feira.

O clube não trabalha com nenhuma outra hipótese a não ser estas duas.

As contraprovas vão ser realizadas na Alemanha e os resultados levam três semanas para sair, informou Osvaldo Pangrazio, do Controle Antidoping da Conmebol ao diário ''Olé''.

Os três jogadores que testaram positivo foram o zagueiro Martínez Quarta, o lateral e volante Camilo Mayada e o atacante Sebastián Driussi – este último, na mira de clubes da Europa já para esta janela de transferência.

De acordo com a Conmebol, não há chances de o River perder os pontos da partida contra o Emelec, quando houve o teste positivo. O cenário mais provável nesta quente noite portenha é a exclusão dos três jogadores para a partidas das oitavas, contra o Guaraní, no próximo dia 4, em Assunção.

O zagueiro e ''caudilho'' Maidana, líder do time em campo, também é dúvida, mas por lesão. Time que dominou a fase de grupos por muitas rodadas, o River praticamente desabou de uma hora para outra com o escândalo desta quinta.

Nada mais argentino.