Patadas y Gambetas

Saúde de Maradona volta a preocupar a Argentina

Tales Torraga

A eliminação do futebol olímpico já é passado. A preocupação da Argentina nesta quinta (11) é com o estado de saúde de Diego Armando Maradona, de 55 anos.

Maradona há duas semanas, em evento publicitário

Diego participou ontem (10) à noite do programa Un Buen Momento, da rádio portenha La Red. É onde mais se pronuncia. Lá trabalham os apresentadores e amigos Gustavo López e Alejandro Fantino. El Diez voltou a metralhar todos.

Como nas últimas vezes, sua voz demonstrou extrema confusão. Em certos trechos, parecia fora de si. Ouvi-lo é uma tortura. Não pelas opiniões. E sim porque Maradona escancara cada dia mais o sofrimento decorrente dos seus excessos.

Ao difícil momento somou-se outro episódio. As TVs argentinas noticiaram hoje os detalhes da briga que o separou outra vez da namorada, Rocío Oliva, de 25 anos.

Maradona está em Buenos Aires há dois meses. Raridade. Ele desde 2012 vive em Dubai, onde é embaixador do esporte. Ganha cinco milhões de dólares por ano, informa a imprensa portenha – que também não entende sua gira pela capital.

Diego atravessa fase familiar igualmente dura. Sua mãe morreu em 2011. Seu pai, em junho do ano passado, quando foi visto especialmente destroçado. Está distante dos irmãos, Hugo e Lalo. E em grave litígio com a ex-esposa, Claudia, mãe das suas filhas Dalma e Gianinna – famosas pelas infinitas brigas entre si e com os pais.

Maradona tem outro filho (Dieguito, de 3 anos) com Verónica Ojeda, que fuzilou Diego por não se importar com a criança que acabara de operar os testículos.

Como ocorre há muitas décadas, Maradona e Buenos Aires não conseguem conviver em paz. Seus passos são seguidos 24 horas – e programas de TV em plena madrugada se dedicam a discutir até o que ele dispara pelo WhatsApp.

Maradona disse ontem (10) que ofereceu ajuda ao técnico Vasco Olarticoechea.

Mas ele é quem precisa ser ajudado, clama a opinião geral – enfatizando sua internação em 2004, quando um ataque cardíaco quase o matou.

Diego manifestou interesse em viajar ao Rio e ver o amigo Juan Martín del Potro, mas seu entorno está em silêncio. Não confirma a viagem. Tampouco a descarta.