Patadas y Gambetas

Bauza ganha força para ser novo técnico da seleção argentina, indica jornal

Tales Torraga

''Treinador do São Paulo, Edgardo Bauza está bem conceituado por Armando Pérez, presidente do Belgrano e titular da Comissão Normalizadora que assumirá hoje a AFA. A agenda de Pérez está repleta. E definir o novo técnico da seleção é uma das prioridades. El Patón escalou posições nas últimas 24 horas e deixou definitivamente para trás Marcelo Gallardo, do River.''

Este é trecho da matéria de hoje (21) do ''Clarín'', principal jornal da Argentina.

O diário crava também que Patón tomaria avião amanhã mesmo se chamado.

Bauza já foi sondado pela AFA, informa o jornal que cita também Miguel Ángel Russo e a dupla Pumpido-Burruchaga, campeões mundiais em 1986, como postulantes ao cargo de treinador da seleção argentina principal.

El Patón declarou mais de uma vez que assumir a Argentina seria um sonho. Realizá-lo neste momento, logo depois de duas contratações vindas de Buenos Aires a seu pedido, caso do atacante Andrés Chávez e do lateral Julio Buffarini, não seria muito condizente com sua carreira. A seu favor pode-se dizer também que é a primeira vez que a seleção argentina é oferecida a Bauza em 18 anos como técnico.

De acordo com o ''Clarín'', e é um consenso entre os agitados portenhos, o favorito para assumir a seleção argentina é Miguel Ángel Russo, ex-volante do Estudiantes de La Plata e ex-treinador do Boca Juniors. Foi com ele que o clube ganhou a Libertadores pela última vez – em 2007, um avassalador 5×0 agregado no Grêmio.

Russo tem o aval de Mauricio Macri, presidente da Argentina e então mandatário do Boca que o contratou na ocasião.

Miguel Ángel Russo em imagem deste ano

Contra ele pesa uma forte desconfiança. Está inativo há dois anos. Seu último clube foi o Rosario Central que levou de volta à Primeira Divisão em 2013.

Além do Central, ganhou a B Nacional com Lanús e Estudiantes, e um Clausura, o de 2005, com o Vélez. Aos 60 anos, jamais teve o status de treinador de primeiro nível como os demais candidatos – Bauza, Gallardo, Simeone, Bielsa e Sampaoli.

No fim da tarde, as TVs portenhas e o UOL noticiaram que Bauza e Russo se reunirão com a AFA até domingo. Deste encontro sairá o sucessor de Tata Martino.

A Argentina volta às Eliminatórias em 1º de setembro contra o Uruguai, em casa.


* Atualizado às 17h50