Patadas y Gambetas

Novos desfalques complicam o River diante do Boca

Tales Torraga

Depois de perder seu mando de campo para a final da Libertadores, os problemas do River Plate aumentaram com o surgimento de novos desfalques em seu elenco. O atacante colombiano Borré está suspenso e é baixa garantida. E há três lesionados que dificilmente serão utilizados, os atacantes Mora (quadril), Scocco (panturrilha) e o meia Quintero (também panturrilha). Dos três, só Scocco era baixa certa no Monumental no último sábado.

O técnico Marcelo Gallardo continua suspenso e precisará acompanhar a partida nas tribunas do Santiago Bernabéu no próximo dia 9.

Agora é fácil dizer, mas as pedradas, que ironia, acabaram ajudando o Boca.

O atacante Pavón, que seria desfalque em Núñez por um estiramento, desta vez poderá jogar. O volante Pablo Pérez já recuperou o olho ferido e também terá condições de atuar. Quem precisa de um pouco mais de cuidado é o também atacante Wanchope Ábila, com uma sobrecarga muscular, mas ele a princípio não deve ser desfalque.

Espera-se nova comoção em Buenos Aires com as duas equipes neste final de semana, pois ambas as torcidas poderão se despedir dos clubes com as partidas do Campeonato Argentino.

O River, porém, já definiu que escala reservas às 22h20 (de Brasília) de domingo (2), no Monumental, diante do Gimnasia, seu algoz na semifinal da Copa Argentina, na última quarta. O Boca joga antes: 20h20 (de Brasília) também de domingo, enfrentando o Independiente em Avellaneda, mas está habilitado a levar a sua torcida, em uma medida que ainda está em dúvida pelo fato de o Independiente já ter vendido as entradas que seriam correspondentes aos xeneizes.

O técnico Guillermo Barros Schelotto vai poupar Pérez e Jara (atacados no ônibus) e Pavón e Ábila (para não comprometer suas recuperações), mas o time que deve encarar o Rojo é forte: Andrada; Buffarini, Izquierdoz, Magallán e Olaza; Nández, Barrios, Gago e Villa; Tevez e Benedetto.

Uma preocupação do Boca para a decisão é a falta de ritmo – seu time titular, afinal, atuou pela última vez no dia 10, no 2 a 2 da primeira final realizada na Bombonera, quase um mês antes deste 9 de dezembro que decidirá a Libertadores.

Esta é a razão pela qual Schelotto prefere colocar grande quantidade de titulares neste domingo. O caso do River não é muito diferente. Vai poupar atletas agora, mas já os usou na quarta-feira diante do Gimnasia pela Copa Argentina. A partida terminou 2 a 2 e o Gimnasia se classificou nos pênaltis.

O goleiro Armani (falhou nos dois gols) e Lucas Pratto (desperdiçou uma cobrança com uma cavadinha) foram os destaques negativos da equipe, que agora só disputa a Libertadores 2019 em caso de título na atual edição.