Patadas y Gambetas

Ausência de Scocco pode decidir Libertadores

Tales Torraga

''Se complicó'', como dizem os argentinos.

A ausência do lesionado Nacho Scocco é uma baixa e tanto para o River Plate, que contou com dois gols seus nas últimas duas vitórias sobre o Boca Juniors neste 2018. O ponto forte do Boca nesta superfinal da Libertadores é justamente o ataque, com Ábila, Benedetto, Tevez, Villa, Zárate, Cardona e quem mais puder ser usado por ali (o pibe Espinoza, talvez?).

Já o River carece de variantes ofensivas para a partida que começa às 18h (de Brasília) deste sábado (24) no inflamado e infartado Monumental de Núñez.

Ah sim, a ausência de Scocco é uma baixa mais considerável que a de Pavón, também machucado. 1) Scocco já provou sua capacidade em jogos difíceis, o que não ocorreu com o jovem Pavón. 2) O único pendurado ausente do River, Santos Borré, é atacante. Ou seja: o Millonario entra nesta superfinal com um desfalque duplo em sua zona mais carente.

Técnico do River, Marcelo Gallardo testou três formações nesta quarta-feira, dia em que ficou oficializada a ausência de Scocco por uma lesão na panturrilha. Para se ter ideia da dificuldade do treinador, os substitutos de Nacho são o veterano uruguaio Rodrigo Mora, que atuou pouco nesta temporada, e o juvenil Julián Álvarez, de só 19 anos, que tem pouco mais que 90 minutos na primeira divisão.

Como sabe que seu poder de gol diminuiu, a principal tentativa do Muñeco Gallardo será fechar ainda mais a sua defesa para evitar tomá-los. A opção A do treinador é repetir a linha de cinco no fundo que começou a partida da Bombonera. Além do goleiro Armani, a defesa teria Montiel, Martínez Quarta, Pinola, Maidana e Casco. O meio-campo contaria com Ponzio, Nacho Fernández e Exequiel Palacios, com Pity Martínez e Pratto à frente.

O plano B de Gallardo seria reservar quatro na defesa (Montiel, Pinola, Maidana e Casco) e mesclar, no meio, dois homens de combate, como Ponzio e Enzo Pérez, com dois mais verticais, como Palacios e Nacho Fernández. O ataque não teria mudanças, com Pity e Pratto à frente.

A opção C incluiria Mora logo de arranque, ao lado de Pratto. A defesa seguiria com quatro, com um meio-campo mesclado com Ponzio, Palacios, Fernández e Pity Martínez. É a escalação mais ousada que Gallardo tem ao seu dispor.

A outra razão de temor em Núñez com a ausência de Scocco é a baixa rotação dos reservas e o verdadeiro desastre que uma lesão representaria pela pequena quantidade de opções. As entradas dos suplentes estão bem demarcadas desde o começo. Exemplo: o meia colombiano Juanfer Quintero vai entrar no segundo tempo. Vale lembrar que a superfinal terá prorrogação em caso de empate, com uma quarta alteração autorizada – o difícil é o River encontrar quem colocar.

Teremos pênaltis?

O River já anunciou que vai simplesmente triplicar os postos de atendimento médico no Monumental neste sábado. Talvez não seja o suficiente.