Patadas y Gambetas

O que vale a pena saber sobre o fim da invencibilidade do River?

Tales Torraga

Aleluya! O futebol argentino conferiu na noite desta sexta (19) uma cena que não se via desde fevereiro. O River Plate perdeu por 1 a 0 para o Colón de Santa Fé no Cemitério dos Elefantes (que nome de estádio…) e interrompeu a sua série de 32 partidas apenas somando vitórias e empates.

Borré, Pérez e Palacios lamentam – Olé/Reprodução

O Colón é um razoável conhecido dos brasileiros: foi a equipe que eliminou o São Paulo da Copa Sul-Americana há dois meses. Sobre a derrota do Millonario, a instantes de enfrentar o Grêmio pela Libertadores, nesta terça (23), às 21h45 (de Brasília), no Monumental de Núñez, vale ressaltar:

– O River jogou com sua equipe totalmente reserva ante o Colón. Os 11 de vermelho e branco em Santa Fé na noite desta sexta foram: Lux; Moreira, Lollo, Martínez Quarta e Mayada; Zuculini; De La Cruz, Nacho Fernández, Enzo Pérez e Mora; Pratto. Saíram do banco Palacios, Borré (dois titulares) e o volante Ferreira.

– Para terça, Gallardo deve escalar: Armani; Montiel, Maidana, Pinola e Casco; Ponzio, Palacios e Nacho Fernández; Pity Martínez; Scocco e Borré.

– Em que pese o resultado, é possível dizer que o River jogou melhor que o Colón. É esta análise, por exemplo, que circula no ''Olé'' deste sábado em Buenos Aires.

– O River começou melhor, pela mobilidade de De La Cruz e pelas chegadas de Pratto, mas sem ameaçar com tanta contundência o gol adversário.

– O Colón logo depois acertou duas bolas na trave e realmente conseguiu sufocar o River, que demonstrou fragilidade em ambas as laterais (com os reservas Moreira pela direita e Mayada pela esquerda).

– Uma bola parada, que ninguém conseguiu afastar, acabou parando no pé de Gonzalo Bueno, quase embaixo do gol, que apenas tocou para as redes de Lux, que não é um ''salvador'' como Armani. 1 a 0 Colón – e aos 30 do segundo tempo.

– A derrota pode ser definida pela falta de lucidez e eficiência do River para converter o domínio territorial em gols, embora no fim o Millonario tenha insistido no chute de De La Cruz, na cabeçada de Martínez Quarta no travessão e na falha de Mayada no passe em um contra-ataque de quatro contra dois.

– Com a derrota, o River fica a sete pontos do Racing, o líder do Argentino.

– O time titular já está concentrado em Cardales, uma área de muito verde na província de Buenos Aires, de onde só sai na terça, para enfrentar o Grêmio.