Patadas y Gambetas

Atacante do Independiente suspeita de manipulação nas semis da Libertadores

Tales Torraga

Ex-atleta do Boca Juniors e desde o ano passado defendendo o Independiente, o atacante Emmanuel ''El Puma'' Gigliotti lançou fortes suspeitas sobre as semifinais da Libertadores. Em entrevista à rádio La Red, de Buenos Aires, ele não mediu palavras na noite desta quinta ao analisar os próximos jogos da competição e a insana expectativa que os argentinos nutrem por um River x Boca na finalíssima.

''Para mim, e digo sem chorar, vão chegar [à final] os dois times que o VAR tiver vontade de classificar'', disparou o jogador de 31 anos, que costuma ser um dos mais lúcidos da Argentina ao comentar qualquer assunto. ''O que aconteceu com o River foi preocupante. Antes do jogo, falaram com a gente e nos disseram que as 16 câmeras do VAR seriam as da televisão. Todos sabem que houve uma jogada que merecia uma revisão. E o juiz nem se aproximou. Me causa desconfiança.''

Patadón de Pinola em Benítez – TV/Reprodução

Gigliotti se referiu ao carrinho dentro da área do zagueiro Pinola, do River, que acertou em cheio o atacante Benítez, do Independiente, em jogada avaliada como digna de marcação de pênalti e de expulsão do defensor do River. Estava 0 a 0, e o encontro terminou 3 a 1 para o Millonario, que se classificou para enfrentar o Grêmio. A outra semifinal da Libertadores será entre Palmeiras e Boca Juniors. Os jogos de ida serão nos dias 23 e 24, com a volta ocorrendo em 30 e 31 de outubro.

''Me causa estranheza que te falem da transparência que vai dar o VAR. Quando não se analisam jogadas deste tipo, te tira este pensamento de transparência'', seguiu. ''Acho sim que o VAR teve uma influência muito grande contra o River, não só pelo pênalti, mas pela possível expulsão.''

''Para mim, a 100 metros de distância, dava para ver a perna para cima do Pinola. Poderiam analisar. E a gente em campo não pode discutir, não pode reclamar…''.

O River x Independiente disputado no Monumental de Núñez teve o brasileiro Anderson Daronco como árbitro.