Patadas y Gambetas

‘Maradona quis a camisa 10 porque amava Pelé’, diz Menotti

Tales Torraga

Técnico campeão mundial com a Argentina em 1978, César Luis Menotti deu uma surpreendente declaração sobre como Diego Armando Maradona passou a usar a camisa 10 em sua seleção. Menotti foi o primeiro treinador de Maradona na equipe nacional, comandando o astro entre 1977 e 1982, dos 16 aos 21 anos.

''Diego me falava sempre que queria usar a camisa 10. E ele a queria tanto pelo seu amor por Pelé. A camisa mais famosa do mundo era a 10 de Pelé. Até que Diego pediu a Kempes, que vestia a 10, e Mario aceitou sem nenhum problema'', afirmou Menotti à Rádio Güemes, da Argentina.

Maradona e Pelé na 'Noche del Diez', em 2005 – Divulgação

Quem ouve tal história custa a entender que Maradona e Pelé, famosos pela eterna troca de farpas, mantinham uma relação das mais cordiais. Como o blog já narrou, Pelé era um dos ídolos de juventude de Maradona, que chegou até mesmo a tietá-lo no Rio em 1979, quando tinha apenas 18 anos. A outra grande referência de talento para Diego era Ricardo Bochini, cracaço do Independiente, clube pelo qual Maradona torcia na infância. Não dá para esquecer também da idolatria de Diego por outro brasileiro: Roberto Rivellino.

Maradona e Pelé só passaram a se atacar no começo dos anos 90, quando o gênio argentino teve o seu vício em cocaína escancarado publicamente e passou a ser muito criticado – por Pelé, inclusive.

O assunto sobre a camisa 10 surgiu nesta semana na Argentina porque a seleção azul e branca resolveu guardar o número à espera de Messi. Menotti desaprovou tal atitude: ''Não me parece que seja o correto e não me parece que isso faça alguma diferença a Messi'', afirmou o ex-treinador, hoje com 79 anos. ''Para mim, ele vai voltar à seleção, mas não é preciso fazer nenhum grande esforço para trazê-lo.''

Além de treinar Maradona no período que muitos entendem ter sido o auge do Diez argentino, Menotti jogou com Pelé no Santos. E não tem dúvidas sobre quem foi melhor: ''Pelé foi muito melhor que Maradona'', nos contou o ex-técnico em uma saborosa entrevista dada em 2016.