Patadas y Gambetas

Entenda o Boca x Independiente que hoje divide toda a Argentina

Tales Torraga

A Libertadores está de volta com confrontos muy interesantes a partir desta terça (7), mas a Argentina gasta o verbo sem respirar em um outro confronto, o de Boca Juniors e Independiente, que nesta semana podem ter uma nova reedição da imensa e interminável polêmica para saber quem é o ''Rey de Copas'' do país.

O Boca hoje tem 18 taças internacionais nas suas vitrines (o recordista mundial é o Real Madrid, com 25). Mas o Independiente tem 17 e pode igualar a contagem caso vença o Cerezo Osaka (!) pela Suruga Bank (!!) em uma partida que promete fazer a Argentina acordar mais cedo nesta quarta (8). O confronto entre o Rojo e o time japonês começa às 7h (de Brasília, Buenos Aires e Avellaneda).

Nem é preciso dizer que a torcida do River Plate, histórico rival do Boca, vai torcer demais para o Independiente, e que o Racing, principal adversário do Rojo, fará o mesmo pelo Cerezo Osaka.

A dicotomia Rojo x Boca é só mais uma em um país coalhado delas, e colocar numa mesma contagem um título de Mundial e de Libertadores com uma Suruga Bank beira o despropósito. Mas como bem lembra o ''Olé'' na edição que hoje circula pelas frias calles de Buenos Aires, a rixa entre os clubes vem de longe – no mínimo desde 2006.

Naquele ano, o Boca de Basile conquistou a Recopa Sul-Americana em cima do São Paulo no Morumbi, e Buenos Aires amanheceu no dia seguinte com muitos cartazes com referência à conquista – era o 16° título internacional do clube, que passaria a ser o maior ganhador do planeta, à frente de Independiente, Milan e Real. O cartaz mais lembrado dizia o seguinte: ''A melhor carne, as mulheres mais lindas e o maior clube do mundo''.

Menos de um dia depois, um outro cartaz do Rojo rebatia: “Cuatro de copas hay muchos. Rey de Copas, uno solo”. Na ocasião, o Independiente registrou o slogan “Rey de Copas” para ninguém usar (Cuatro de copas é uma gíria para algo/alguém inexpressivo, o 'Zé Ninguém' dos argentinos.)

Os títulos de Independiente e Boca – Olé/Reprodução

A lista completinha é esta acima, de novo do ''Olé''. E a atualização nos números delas volta a dar vida a uma outra ironia tão peculiar aos argentinos.

Nas últimas décadas, a torcida do Boca cansou de ironizar todos os outros dizendo que a história do Boca era ''mostrada em cores, enquanto a do Independiente, em preto e branco''.

O Boca não conquista nada internacional desde 2008. Então é a vez de o Rojo (e o River, –claro!-) dizer que as conquistas do Boca são em cores e as do Independiente em…HD, como a épica Sul-Americana do ano passado e a muito provável Suruga Bank desta quarta.