Patadas y Gambetas

Por que a final França x Croácia gera alegria (e briga) na Argentina?

Tales Torraga

A Argentina, enfim, teve uma alegria na Copa do Mundo da Rússia ao comemorar a eliminação da Inglaterra diante da Croácia nesta quarta (11). Os telões armados pela prefeitura de Buenos Aires em lugares de grande trânsito seguem mostrando os jogos, e a presença de argentinos na Praça San Martín e no Terminal Retiro foi das maiores – em quantidade de gente e de alegria com a queda do histórico rival.

A Argentina só perdeu para os melhores, afinal – Montagem/Olé

A final França x Croácia está reativando também o orgulho argentino, e muitos torcedores passaram a olhar para a sua campanha de maneira mais condescendente. Afinal, mesmo sendo uma lástima em campo e fazendo tudo mal, a Argentina, na Rússia, só perdeu mesmo para…o campeão e o vice!

A Croácia foi enfrentada na fase de grupos e arrasou a Argentina por 3 a 0 em uma partida que não mostrou as alternativas do 4 a 3 da França nas oitavas de final. Os mais otimistas lembram que a França sofreu apenas quatro gols neste Mundial. Um de pênalti, contra a Austrália, e os três da Argentina que, é verdade que se diga, chegou a ter 2 a 1 no placar e precisou engolir um 4 a 2 em apenas 11 minutos.

Como tudo o que envolve futebol e diálogo na Argentina é marcado por discussões que estão cada vez mais acirradas sobre o que quer que seja, tal olhar mais brando é acompanhado por um discurso feroz, realmente dos mais incômodos.

E quem tem levantado esta bandeira anti-conformismo é o ex-zagueiro Óscar Ruggeri, que segue na Rússia comentando a Copa para a TV Pública. E ele esparrama a sua acidez em análises que resvalam na falta de educação especialmente com a equipe que o acompanha no trabalho.

''Nós, argentinos, seguimos assim, sem nos conformar com nada! Não posso acreditar no que você está me dizendo, Pollo'', disparou Ruggeri ao apresentador do programa, Pollo Vignolo, que é hoje o narrador de maior destaque no país. ''Vejo que você está um pouco torcido comigo. Você está alterado, hoje. O que aconteceu, Ruggeri?'', seguiu o apresentador no programa de todas as tardes na TV Pública.

''Vamos para a 9 de Julho! Vamos ao Obelisco porque perdemos para o campeão! O que isso serve para a análise? Não serve para nada! Fomos um desastre. Depois de tudo que fizemos, alguém vem e me diz que não fomos tão mal assim, por que Croácia e França estão na final? ¡Dale, por favor!''.

''Tomara que não mude nada na Argentina. Estamos bastante bem, no geral. Se ganha a França, não precisamos mudar nada. Fizeram quatro gols. Está bem. Foi só um a mais. Que fique Sampaoli, fique Higuaín, fiquem todos'', finalizou Ruggeri.