Patadas y Gambetas

Sampaoli chama Maradona para motivar jogadores

Tales Torraga

Uma das críticas feitas a esta seleção argentina é a falta do ''espírito antigo'' que fez o país ganhar duas Copas do Mundo. Jorge Sampaoli e seu assistente Sebastián Beccacece reconheceram que esta é sim uma limitação que a equipe está sofrendo na Rússia, e a saída vai ser chamar Diego Armando Maradona, o eterno El Diez, para conversar com o grupo antes da decisão das 15h (de Brasília) contra a Nigéria.

Quem se ofereceu a oferecer a arenga (a conversa motivacional) ao grupo foi o próprio Maradona em seu programa na TV TeleSUR: ''Vou até com Passarella, se for preciso'', disse Diego, relevando a histórica briga com o outro capitão campeão mundial com a Argentina.

As únicas pendências de momento são logísticas – onde e quando o encontro vai acontecer – e uma outra questão que tem a ver muito mais com a vaidade de Diego. Maradona disse que só vai até o grupo se for chamado de maneira formal, algo que deve ocorrer ainda hoje.

Maradona desempenhou tal papel de motivador na Copa do Mundo de 2006 – ele era, inclusive, chamado a sair do vestiário dos jogadores instantes antes das partidas argentinas naquele Mundial, como tática para intimidar o adversário com todo o seu magnetismo. Ele fez isso em todas as partidas. A única exceção foi a eliminação para a Alemanha, quando ele misteriosamente não apareceu no estádio.