Patadas y Gambetas

Por que Sampaoli resolveu dar folga geral à Argentina nesta segunda?

Tales Torraga

Buenos Aires abriu a semana com mais uma polêmica a respeito da preparação da seleção argentina para a Copa do Mundo. Pois bem: Jorge Sampaoli contrariou a programação inicial e trocou o trabalho de dois períodos que faria nesta segunda (4) por uma folga geral. O descanso vem desde a manhã de domingo, e o elenco saiu para comemorar o aniversário de 30 anos de Kun Agüero pela Catalunha. Apesar dos rumores sempre incandescentes em qualquer concentração da Argentina em qualquer lugar do mundo, os jornalistas do país que estão em Barcelona foram unânimes em dizer que o elenco todo voltou à concentração e por lá dormiu. A Argentina assim, volta a treinar apenas na manhã desta terça-feira (5).

O que os torcedores argentinos custam a entender é por que Sampaoli, que sempre destaca a apertada agenda da seleção, deu folga aos seus jogadores a meros 12 dias da estreia argentina no Mundial, contra a Islândia? São, afinal, os próprios atletas e o próprio treinador que dizem que o tempo é curto para o elenco absorver as ideias do técnico. Até a viagem de visita ao Papa Francisco foi cancelada com o argumento de que isso prejudicaria a preparação.

O que Sampaoli detectou foi que o grupo demonstrou um cansaço físico que poderia comprometer a sequência argentina nos dias daqui até a estreia. Ao seu círculo mais íntimo, El Pelado Sampa costuma repetir que ''cronogramas absolutos não existem'', e o técnico está realmente demonstrando ter a cabeça bem aberta para mudanças que venham a ocorrer com o passar dos dias.

A decisão da folga foi tomada por Sampaoli em conjunto com Jorge Desio, o preparador físico da seleção, que citou as cargas elevadas nos treinamentos e o risco de lesões musculares. Esta Argentina que ainda encontra a sua cara ainda tem muito a treinar – mas evitar lesões é ainda mais essencial.

O próprio estilo que Sampaoli e Desio escolheram para esta preparação exige cuidados aqui e ali. Esta Argentina está treinando da maneira europeia – ''alta intensidade e curta duração'' -, e isso pode acabar virando um problema para atletas que vêm de 50 ou 60 partidas na temporada por clubes.

O ''Clarín'', principal jornal argentino, traz a conta precisa nesta segunda (4): a Argentina fez 21 treinos, incluindo o jogo com o Haiti, com apenas dois dias de descanso, e uma dessas folgas foi para chegar a Barcelona. O descanso de agora é só o terceiro, e fizeram três treinos de dois períodos nas últimas duas semanas. Tal cálculo justifica o descanso. E realmente impede que a histeria e a polêmica de Buenos Aires interfiram no trabalho realizado na mais absoluta paz na Catalunha.