Patadas y Gambetas

Sampaoli inova e adota ‘concentração light’ em Barcelona

Tales Torraga

Técnicos controladores como Carlos Bilardo e Daniel Passarella ficariam roxos só de imaginar tal cena. Mas a atualidade da seleção argentina que já treina em Barcelona é a mais livre possível. Jorge Sampaoli pode ser criticado por muitos motivos – mas não o de não ter uma mente aberta e que se adapta às situações.

Sampaoli treina a Argentina em Barcelona – AFA/Divulgação

Sabendo que a quase totalidade dos seus jogadores estão mais acostumados com as rotinas de trabalho que executam na Europa, El Pelado Sampa está colocando em prática aquilo que realmente se costuma ver no Velho Continente: treinos curtos e intensos e liberdade para os atletas no restante do dia. Nada diferente, por exemplo, do que Pep Guardiola faz com os seus comandados.

A Argentina que treina no complexo esportivo do Barcelona já desenhou a sua programação – são dois dias de treinos com dois períodos, hoje e a próxima segunda, com trabalhos às 10h15 e 18h20, horário local. No restante do tempo, os jogadores estão liberados para fazer o que quiser – inclusive dormir fora da concentração. O único pedido é que o almoço seja em conjunto – e de preferência com os celulares desligados.

Uma das razões que faz Sampaoli liberar um pouco mais os seus comandados é que Messi e Mascherano já demonstraram ao treinador que vão ficar todas as noites na concentração de Barcelona, saindo muito pouco, quase sempre apenas quando necessário. Com ambos à frente dos demais, o técnico confia que o restante do grupo vai assimilar o exemplo e seguir a toada de disciplina e de cuidados gerais que o momento exige. A Argentina vai ficar em Barcelona até o dia 7 (sexta da semana que vem), viajando depois a Jerusalém para o amistoso contra Israel, no dia 9. Só de lá, da Terra Santa, é que a equipe segue para a Rússia.