Patadas y Gambetas

Por arbitragem, Independiente ameaça abandonar Libertadores

Tales Torraga

Os erros do árbitro uruguaio Daniel Fedorczuk a favor do Corinthians na última quarta-feira (18) seguem revoltando o Independiente. Maior campeão da história da Libertadores, com sete taças, o Rey de Copas perdeu por 1 a 0 em casa e continua reclamando da anulação de um gol legal e da não-marcação de um pênalti.

A irritação é tamanha que o tradicional clube de Avellaneda ameaça até mesmo abrir mão das próximas edições da Libertadores.

''Se esses erros voltarem a acontecer, não sei se vamos seguir disputando as Copas. Há uma mão negra que quer prejudicar o Independiente ['mano negra' em espanhol é um termo que indica 'manipulação']. Essas coisas te fazem refletir'', afirmou Héctor ''Yoyo'' Maldonado, secretário-geral do clube e braço-direito do presidente do Independiente, Hugo Moyano. As suas fortes declarações foram dadas ao programa ''Zona Independiente'', da Rádio Gama, de Buenos Aires.

Yoyo Maldonado, secretário-geral do Independiente – Diario Popular/Reprodução

''O que ocorreu na quarta-feira foi escandaloso, nós deveríamos ter dado os pontos de graça. Só não ocorreu uma catástrofe porque a torcida se conteve.''

''Vamos viajar ao Paraguai para falar com o colégio de árbitros da Conmebol. Estão prejudicando a gente. Já ocorreu contra o Grêmio na final da Recopa, porque o VAR esteve contra o Independiente.''

''Os times prejudicados precisam tomar medidas. Tais erros causam muito dano.''

Se é mera bravata ou se o clube realmente vai fazer algo do tipo, só o tempo vai dizer. Mas não deixa de ser curioso que o Independiente, hoje, cogite repetir o que os clubes brasileiros fizeram 50 anos atrás, em 1966, 1969 e 1970, quando o país não mandou representantes à Libertadores porque considerava a arbitragem tendenciosa a favor de uruguaios e argentinos, entre outros motivos.