Patadas y Gambetas

Atlético Diego Armando: conheça o time fundado em homenagem a Maradona

Tales Torraga

Alguém consegue imaginar um Pelé Futebol Clube? Ou um Sport Club Rivellino?

Na Argentina, sim: o Club Atlético Diego Armando, que acaba de entrar em campo.

O Atlético Diego Armando fica na cidade de Mercedes, na província de Buenos Aires, a 100 quilômetros da capital, e não é nenhum projeto esportivo criado por Maradona (algo semelhante, por exemplo, ao CFZ, o Centro de Futebol Zico).

Que nada.

Ele é decorrência da paixão de amigos maradonianos que levaram adiante a criação de um clube com o nome do grande ídolo deles e de milhões de argentinos. Para evitar problemas legais, evitaram usar o ''Maradona''. O dinheiro vem de comerciantes locais, de sorteios e da venda de frango assado.

Tudo a ''todo pulmón'', como dizem os argentinos.

Os jogadores do Club Atlético Diego Armando – Divulgação

São dois, os cabeças do clube: Nicolás Geracitano e Maximiliano Cané. Nicolás é estudante de educação física, tem 26 anos e se encarrega da preparação física e do treinamento dos jogadores; Maxi, o amigo, é o ''cartola'' da equipe.

O atual elenco do Diego Armando veio do futebol society – os jogadores, no fim do ano, conquistaram o título de um torneio local, e usaram a premiação em dinheiro para comprar o uniforme que agora vestem nos gramados oficiais.

''Oficiais'', neste momento, significam os campeonatos da Liga Mercedina, bastante longe da elite. O básico para um clube que acaba de ser criado e que é levado adiante, mais do que nada, pela loucura coletiva por Maradona. Tal paixão permitiu que as inscrições nas federações fossem quitadas. A meta agora é ter uma sede.

As referências a Diego são perceptíveis, por supuesto, também no uniforme – o principal reproduz as cores do Boca; o reserva é o da seleção argentina (o titular).

Clube nasceu com forte adesão maradoniana – Divulgação

O Diego Armando estreou com três derrotas seguidas no torneio local: um 1 a 0 para o El Timón de Jáuregui, outro 1 a 0 para o Estudiantes e um 5 a 0 para o Colón. É o lanterna do Grupo A da Liga Mercedina, mas é um sucesso de público, com torcidas que até lembram as dos times profissionais, com sinalizadores, fumaças e já um cântico dos mais pegadizos, o ''Made in Argentina'', do grupo Mala Fama, que canta ''Zarpado de argentino, fanático del Diego''. ''Zarpado'' é um duplo sentido que significa, dependendo da situação, ''incômodo'' ou ''espetacular''.

Um detalhe que o Club Atlético Diego Armando não abriu mão foi registrar a fundação do clube em um….30 de outubro de 2017, aniversário de Maradona.

O sonho do Diego Armando? O de sempre: disputar a Libertadores e o Mundial.

E alguém no Brasil consegue imaginar a locura Pelé x Maradona que dominaria a Argentina em um Santos x Diego Armando pela Libertadores?!