Patadas y Gambetas

Vice da Copa-14, técnico volta a estádio pela 1ª vez desde aquela derrota

Tales Torraga

E Alejandro Sabella reapareceu. Treinador que levou a Argentina à final da Copa do Mundo de 2014, ele estava afastado dos gramados desde a derrota para a Alemanha na decisão disputada no Maracanã naquele 13 de julho – há quase quatro anos. Sabella só voltou a pisar en una cancha neste domingo (4), na vitória de 4 a 2 do Estudiantes sobre o Newell's Old Boys no Estádio Único de La Plata.

Alejandro Sabella – Reprodução/TV

Para muitos portenhos, e não sem uma grande dose de razão, a seleção argentina acabou com a saúde de Sabella – depois do Mundial, ele teve sérios problemas de pressão e de coração, e em 2015 foi internado para tratar de um câncer na laringe.

Alejandro está com 63 anos e foi visto com uma aparência bem melhor que a de junho do ano passado, quando uma imagem sua bastante debilitado foi publicada pelo filho em uma rede social. Tanto ele quanto a família prezam pela discrição. Nada que surpreenda quem o conheceu. Sabella é, disparado, um dos personagens mais humanos e inteligentes do futebol argentino, um senhor cuja mente vai muito, mas muito além das bolas e dos gramados. Un maestro total.

Sabella no Estádio Único – Twitter/Estudiantes

O ex-técnico ganhou a maior ovação da tarde quando os alto-falantes do estádio anunciaram a sua presença em uma das tribunas do estádio onde costuma jogar o Estudiantes. Sabella não deu entrevistas e ninguém da sua família cogita uma breve volta ao trabalho. Ex-jogador de River e Grêmio, Alejandro teve uma passagem também pelo Corinthians: era assistente de Daniel Passarella quando ambos comandaram o time por apenas dois tumultuados meses em 2005.

(O Estudiantes é o nono no Campeonato Argentino depois de 14 de 27 rodadas. Os cinco primeiros são Boca Juniors, San Lorenzo, Unión, Independiente e Talleres.)