Patadas y Gambetas

Libertadores repete maior domínio Brasil-Argentina da história

Tales Torraga

River Plate, Lanús e San Lorenzo de um lado. Santos, Grêmio e Botafogo do outro.

A fase de quartas de final da atual Libertadores tem imponentes seis de oito vagas ocupadas por times de Brasil e Argentina. Pode parecer estranho, mas a presença de 75% já foi vista em outras três edições – 2012, 2005 e 2001.

As quartas de final da Libertadores – Reprodução / Olé

Em outras seis Libertadores houve um brasileiro/argentino a menos que na edição atual, somando cinco times dos dois países entre os oito sobreviventes na Copa.

Embora as equipes brasileiras tenham derrapado no começo (como o Flamengo) e agora (Palmeiras e Atlético-MG), o domínio já era esperado porque a Conmebol inflou a quantidade de participantes no total – 47 – e de times brasileiros – 8 -, que pelo poderio econômico teriam chances evidentes de avançar na competição.

A trupe argentina na Libertadores 2017 foi de seis equipes, a mesma quantidade, por exemplo, do ano passado, quando só Boca e Central chegaram às quartas.

A atual soberania comprovou a capacidade Brasil/Argentina mesmo no primeiro ano de utilização de sorteio para definir o chaveamento das oitavas de final.

Até o ano passado, a equipe de melhor campanha (quase sempre brasileira ou argentina) encarava o pior segundo colocado de grupo na classificação geral, garantindo na teoria um caminho mais fácil.

Nas três vezes em que Brasil e Argentina dominaram a Libertadores com seis dos oito melhores times, jamais a Copa saiu de um dos dois países.

Quando a soma Brasil + Argentina nas quartas de final foi de cinco equipes, em duas delas a taça desembarcou em outro ponto da América, como o Equador (com a LDU) e a Colômbia, com o surpreendente Once Caldas que quase foi campeão mundial em cima do Porto em 2004.

As Libertadores do século passado não registravam tamanha presença das grandes potências do continente nas fases decisivas da competição porque as vagas de cada país eram geralmente duas ou três.

Os maiores domínios Brasil-Argentina nas quartas de final da Libertadores:

2017 – 6 times (Santos, Grêmio, Botafogo, River Plate, Lanús e San Lorenzo)
Campeão: ?

2012 – 6 (Santos, Corinthians, Fluminense, Vasco, Boca e Vélez Sarsfield)
Campeão: Corinthians

2005 – 6 (Santos, São Paulo, Atlético-PR, Boca, River e Banfield)
Campeão: São Paulo

2001 – 6 (Vasco, Palmeiras, Cruzeiro, Boca, River e Central)
Campeão: Boca Juniors

2010 – 5 (Flamengo, São Paulo, Cruzeiro, Internacional e Estudiantes)
Campeão: Internacional

2009 – 5 (Grêmio, São Paulo, Cruzeiro, Palmeiras e Estudiantes)
Campeão: Estudiantes

2008 – 5 (Fluminense, São Paulo, Santos, Boca e San Lorenzo)
Campeão: LDU (!)

2006 – 5 (Inter, São Paulo, Vélez, River e Estudiantes)
Campeão: Inter

2004 – 5 (Santos, São Paulo, São Caetano, Boca e River)
Campeão: Once Caldas (!!)

2000 – 5 (Corinthians, Palmeiras, Atlético-MG, Boca e River)
Campeão: Boca Juniors