Patadas y Gambetas

“Neymar sair do Barça? Uma idiotice. Me deprime”, dispara lenda argentina

Tales Torraga

Sempre aplaudido na Argentina como um dos maiores intelectuais do futebol no país, o ex-técnico Ángel Cappa, 74 anos, destroçou a ida de Neymar para o PSG.

Ángel Cappa – Reprodução / La Gaceta

''Deplorável e lamentável. Ele largou o compromisso com o jogo para buscar fama e dinheiro'', disse Ángel à Rádio Belgrano, de Buenos Aires, neste domingo. ''Neymar era uma grande figura no Barcelona. Ele saiu para ser mais que Messi? Se foi por isso, é uma idiotice. Realmente me deprime.''

Cappa tem capa – je – para bancar o que diz. Seus antecedentes o colocam como uma verdadeira lenda viva do esporte e do pensamento na Argentina.

Histórico braço-direito de César Luis Menotti na seleção, Ángel se formou em filosofia e pedagogia ainda nos tempos de jogador. Pendurou as chuteiras em 1978 – era volante do Olimpo, onde atuou a vida toda. Perseguido pela ditadura, viveu exilado na Europa, onde espalhava faixas escritas ''Videla assassino'', abrindo os olhos do mundo para a carnificina que sangrava a Argentina naqueles tempos.

Cappa foi técnico de River, Racing e Peñarol, mas encontrou sempre um adversário ainda maior que seu intelecto: um temperamento visceral e de convívio impossível.

Sua carreira de treinador foi aquém da capacidade, e Ángel virou então um fantástico escritor sobre futebol, dono de frases geniais como ''não se pode reduzir o futebol ao resultado, assim como é impossível limitar o amor a um orgasmo''.

Cappa coloca Messi hoje acima de qual um – inclusive Cristiano Ronaldo. ''Cristiano é um dos maiores goleadores que vi, mas Messi joga em outras funções e faz os mesmos gols. É o melhor de todos, na minha maneira de enxergar o futebol.''

No mês passado, Ángel lançou em Buenos Aires seu aplaudidíssimo último livro, ''Nos roubaram o futebol''. A obra é uma bolada na cara – un pelotazo en la cara: ''Venderam tudo, até os sentimentos. Por isso converteram o futebol em um covil de corruptos e corruptores sem escrúpulos. Para aumentar fortunas, tudo vale''.

Está, claro, em espanhol. Tem 272 páginas e custa R$ 61 aqui.