Patadas y Gambetas

“São Paulo da Argentina” volta para a Série A e destrói travessão na festa

Tales Torraga

Com um uniforme idêntico ao do São Paulo, e com uma forte amizade entre as torcidas, o Chacarita Juniors, histórica equipe argentina, garantiu ontem (30) sua volta à Primeira Divisão do país, o equivalente à Série A do Campeonato Brasileiro.

Jogadores do Chaca festejam empate – Chacarita/Divulgação

O Chaca empatou em casa por 1×1 com o campeão Argentinos Juniors e garantiu o segundo lugar na atual Série B. A torcida e os jogadores comemoraram a volta à Primeira depois de sete anos destruindo o travessão do acanhado estádio para 25.000 pessoas que fica na cidade de San Martín, na Grande Buenos Aires.

Fundado em 1906, o Chaca comemorou seu aniversário de 110 anos, em maio de 2016, justamente com um amistoso com o Sub-20 do São Paulo.

Não há, ao menos oficialmente, nenhum vínculo comercial entre as equipes. Os pontos de contato são apenas as cores do uniforme, que estabelecem uma grande simpatia no lado argentino. Não são poucos, inclusive, os torcedores do Chacarita que vestem camisas do São Paulo – quase sempre piratas – nos jogos da equipe.

Tal simpatia fica clara até mesmo nos arredores do estádio. Há pinturas alusivas ao São Paulo e as semelhanças de escudos e uniformes não deixam margem à qualquer outro sentimento que não o de profundo carinho com o tricolor paulista.

Pintura na parede do estádio do Chaca – Twitter/Chacarita

O tricolor do Chaca, porém, não teve criação atrelada ao São Paulo. O clube inicialmente vestia azul celeste – bastante pobre, vendia jornais antigos para sobreviver, e as camisas então usadas eram as mais baratas e as que se desgastavam menos com o uso. O uniforme atual foi adotado nos anos 20. O vermelho foi escolhido pelas origens socialistas da agremiação, enquanto o branco simboliza a paz. O preto é da proximidade com o cemitério da Chacarita, onde está enterrado ninguém menos que Carlos Gardel, o maior cantor de tango da história.

O Chaca foi campeão argentino em 1969, humilhando o River Plate com um histórico 4×1. Dez anos depois, em 1979, foi rebaixado para a Serie B, dando início a uma sequência de quedas – até para a quarta divisão o Chaca já foi mandado.

O Chacarita não é conhecido apenas pela camisa tricolor e pela histórica campanha de 1969. É famoso também por ter uma das torcidas mais violentas da Argentina.

O apelido de torcedores e jogadores é ''funebreros'' – ''coveiros'' – , de novo pela proximidade com o cemitério. Seu grande rival local é o Tigre (derrotado pelo São Paulo no Morumbi naquela escandalosa decisão da Sul-Americana em 2012).

As grandes figuras do Chaca nesta campanha foram o armador Nicolás Oroz e o enorme artilheiro Rodrigo Salinas, autor de 30 gols. O técnico é Walter Coyette, 41, ex-meia do Chaca, cumprindo seu primeiro trabalho como treinador profissional.

Chaca posa antes do jogo contra o Argentinos Juniors – Chacarita Juniors / Divulgação