Patadas y Gambetas

A noite em que o Maracanã gritou “olé!” para a Argentina contra o Brasil

Tales Torraga

O Brasil x Argentina desta sexta na Austrália está animando os portenhos a resgatar grandes momentos argentinos sobre o Brasil em amistosos. E há um bem histórico por esses lados que os brasileiros talvez até já tenham esquecido.

Foi na preparação para a Copa de 1998, quando a Argentina de Gabriel Batistuta e Daniel Passarella venceu o Brasil de Romário, Ronaldo e do técnico Zagallo.

Piojo López – Reprodução / Olé

O jogo foi bem chato e terminou 1×0 para a Argentina, gol de Claudio “Piojo” López aos 39 minutos do segundo tempo, para total raiva das mais de 100.000 pessoas que encheram o Maracanã. Foi o primeiro triunfo argentino no estádio em 41 anos.

A revolta com o Brasil de Zagallo foi tamanha que o Maracanã explodiu de gritar “olé!” a cada vez que os argentinos tocavam a bola.

Não era, óbvio, por admiração à seleção de Zanetti, Simeone, Ortega e Verón – e sim para detonar a Seleção do Velho Lobo e seu ''vocês vão ter que me engolir''.

O Brasil teve Taffarel, Cafu, Júnior Baiano, Aldair (Cléber) e Roberto Carlos; Zé Elias, César Sampaio, Raí (Leonardo) e Denilson (Edmundo); Ronaldo e Romário.

Ronaldo, Batistuta e a loucura argentina no ''Maracaná'' – Reprodução/Futebol Portenho

O passarellismo argentino na noite carioca: Burgos, Vivas, Ayala e Sensini; Zanetti, Almeyda, Verón, Ortega (Delgado) e Simeone; Piojo López (Pineda) e Batistuta.

A resposta brasileira veio na Copa do Mundo da França, três meses depois. A Argentina parou nas quartas-de-final, na Holanda – vencida pelo Brasil na semi. A seleção de Zagallo acabou varrida na decisão por 3×0 pela França de Zidane.

Quem escreveu bem (e bastante) sobre este amistoso tempos atrás foi o site ''Futebol Portenho''. O resgate está detalhado e caprichado, aqui.