Patadas y Gambetas

Sampaoli inova e abre treinos da Argentina para troca pública de ideias

Tales Torraga

Jorge Sampaoli nem bem chegou à seleção argentina e já marcou presença em uma das áreas que mais faz questão de dominar: a tecnologia e a produção de conhecimento coletivo. El Pelado Sampa parou a bola e decretou que não quer se apropriar de nada do que faz. Pelo contrário. Ele quer mais é que todo e qualquer interessado a respeito ofereça ideias e o ajude a comandar a Argentina.

No melhor estilo Loco Bielsa, Sampaoli passou a produzir imperdíveis relatos de seus treinamentos com a Argentina. O conteúdo é público e distribuído pela AFA.

Sampaoli contratou um profissional de comunicação à parte para cuidar apenas daquilo que pretende ter como marca à frente da seleção: produzir muito conteúdo e colocar este conteúdo à prova em eternas discussões.

(E El Pelado Sampa apenas por isso já merece muitos aplausos.)

GERMAN GARCIA ADRASTI/CLARÍN

O ''chefe de imprensa'' pessoal de Sampaoli é Ezequiel Scher, um portenho de apenas 26 anos, mas que tem tudo para dar conta do recado e brilhar.

É um buena onda total, de ótimos relacionamentos com a intrincada mídia do país, e capaz de ocupar o cargo com aquilo que os argentinos exigem tanto quanto um bom futebol: uma boa escrita para ser degustada entre mates e vinhos.

O diário de Sampaoli já está aberto nas redes sociais da AFA para que as sugestões sejam lidas e eventualmente aplicadas caso Jorge assim pretenda.

E ler os relatos de Sampa, escritos por Scher, já virou uma das delícias do dia:

''Como nosso estilo é de uma cultura de jogo que aponta para a racionalidade, nos parece justo divulgar os detalhes do que estamos fazendo'', descreve parte do relatório de ontem, que chega até a sugerir uma certa poesia nos trabalhos realizados no gramado de Melbourne, na Austrália, onde na sexta enfrenta o Brasil.

''O objetivo do treinamento de hoje era o jogo e a recuperação depois de perder a bola. O que se requer é dominar. Para a recuperação depois de perder a bola, o único que nos resta é viajar juntos. Para jogar, que nos una o passe.''

O rodapé do diário de Sampaoli é também um daqueles brindes que só mesmo as mentes muito elevadas são capazes:

''Este relatório é para treinadores, imprensa e apaixonados pelo jogo''.

Así, de una. ¡Qué golazo!