Patadas y Gambetas

18 anos e 1m56: conheça a promessa que salvou o San Lorenzo na Libertadores

Tales Torraga

O San Lorenzo sofreu, mas está vivo na Libertadores. O Ciclón venceu ontem (25) a Universidad Católica por 2×1 no Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires, com o gol da vitória saindo só aos 41 minutos do segundo tempo, proeza de Cristian Barrios, de 18 anos, que com seu 1,56 metro estreou nos profissionais com um gol de cabeça!


O San Lorenzo há muitos meses vem se caracterizando pela pobreza de seu jogo, e ontem não foi diferente. A equipe não tem quem abasteça o ataque. Daí a possibilidade de Cristian Nahuel Barrios entrar no lugar de Fernando Belluschi aos 39min da etapa final e fazer, dois minutos depois, o gol da vitória que salvou também o emprego do técnico uruguaio Diego Aguirre, ex-Inter e Atlético-MG.

Barrios é mais um filhote da inesgotável cantera do futebol argentino. Oriundo de uma das regiões mais violentas de Buenos Aires, o Dock Sud, ele foi recentemente promovido ao time principal depois de começar o ano ainda nos juvenis. Armando o jogo com rara habilidade na posição de ''enganche'' – o ''meia'', no Brasil -, ele é tido pela comissão técnica como possível sucessor do ídolo Pipi Romagnoli.

Enquanto essa possibilidade é mera projeção, os zagueiros do San Lorenzo têm ordem de pegar-lhe duras patadas nos treinamentos para ele acostumar seu 1,56 metro ao jogo brusco que caracteriza as canchas do país: ''Uma patada [do Mussis] quase me matou, mas quero mostrar que o físico não tem nada a ver. Muitos jogadores pequenos são craques. Tem o Buonanotte, o Tevez, o Messi…Só preciso me posicionar bem e saber o que fazer com a bola'', disse Barrios.

Ontem ele soube. Para sorte do San Lorenzo, agora com quatro pontos, empatado com o Atlético-PR – e ainda sonhando em repetir o título de Patón Bauza em 2014.